x
Publicado 17/01/2017 13:27:16

Filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água

Nós, brasileiros, temos provavelmente o melhor sistema de filtragem de água nas mãos. Nada de purificadores, torneira de cozinha com filtros, nem galões com água mineral.

O melhor mesmo para limpar a água das impurezas é o bom e velho filtro de barro.

Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).

Os estudos relacionados ao tema, que foram publicadas no livro The Drinking Water Book, também indicam que esses sistemas de filtro de barro do Brasil, considerados mais eficientes, são baseados na filtragem por gravidade, em que a água lentamente passa pelo filtro e goteja num reservatório inferior.

Considerado um sistema ‘mais calmo’, ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.

O processo lento é o que o diferencia dos filtros de forte pressão, que recebem água da torneira ou da tubulação, os quais são prejudicados exatamente pela força da água, o que pode fazer com que micro-organismos, sedimentos ou mesmo elementos químicos, como ferro e chumbo, cheguem ao copo do consumidor.

A dica então é, ao invés de escolher sofisticados filtros, como purificadores, torneiras de cozinha com filtros ou galões com água mineral, escolha o tradicional filtro de barro! Mas atenção, pois são necessários cuidados: apesar de melhorar a qualidade da água, caso não seja limpo constantemente, o filtro pode ser um local propício para o desenvolvimento de microrganismos. Dessa forma, é recomendado realizar a higienização para mantê-lo eficiente. Realize a limpeza a cada 3 meses, ou até mesmo antes, caso notar que a vela do filtro esteja amarela ou esverdeada. E não é recomendável utilizar produtos químicos para a limpeza: a usual “buchinha” com sabão é o melhor método!

Obviamente, o filtro de barro, assim como qualquer outro método de filtragem, não é um sistema 100% seguro. É necessário tomar cuidados com o encanamento e torneiras da casa, limpezas em caixas d’água, dentre outras prevenções. Então, fique alerta com a qualidade da água. Mesmo aparentemente límpida, não significa que ela seja potável. Lembre-se: as aparências, e nesse caso, os microrganismos, enganam!

http://www.sobiologia.com.br/