x
Publicado 04/11/2015 15:22:40

Festival de Truta agita Nova Friburgo esse mês

O 9º Festival de Truta de Nova Friburgo já começou e vai até 29 de novembro, e quem aprecia uma boa gastronomia não deve perder. São 36 estabelecimentos, entre restaurantes, meios de hospedagem, lojas e casa noturna, que estão preparados para atender clientes que querem se deliciar com o sabor que só a truta pode proporcionar.

Realizado pelo Nova Friburgo Região Convention & Visitors Bureau e SEBRAE, o Festival tem como um dos objetivos destacar toda a rica gastronomia que a espécie de peixe, característica de águas limpas e frias da Região Serrana, encontra em um ambiente mais do que favorável para a sua criação.

Segundo dados do Escritório Regional Serrana - FIPERJ/Nova Friburgo, o município é responsável pela maior produção da espécie no Estado do Rio de Janeiro, produzindo 3 toneladas de trutas por mês, ou seja, 36 toneladas por ano, respondendo por mais de 70% da produção do estado.

Programação

Durante o Festival, os interessados poderão visitar a criação de trutas, bastando agendar pelo telefone do Arco Íris Truta: (22)2543-3666; e um caminhão da FIPERJ - Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro -, no centro da cidade, com venda de truta à população a preços de produtor.

Também serão oferecidas oficinas gratuitas de Gastronomia pelo Projeto Mãos na Massa, com o tema Truta, ministradas pelos chefs dos restaurantes participantes. As oficinas acontecerão todos aos sábados (7/11, 14/11, 21/11 e 28/11), no Mercado Central, na Vila Amélia.

A Exposição "Tem Truta na Arte", com o grupo Artistas Visuais de Nova Friburgo, poderá ser visitada no Teatro Municipal (Praça do Suspiro) de 5 a 28/11, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, sendo que no dia 5, às 15h, será a abertura para arquitetos e decoradores, e das 18h às 21h aberta ao público.

A relação completa dos participantes pode ser conferida no site www.festivaldetruta.com.br, assim como também é possível baixar um livro de receitas elaboradas pelos seus chefs e acessar os respectivos endereços e telefones.