Festival da Truta é a grande atração do mês de novembro em Nova Friburgo

05/11/2018 15:28:41
Compartilhar

Durante todo o mês de novembro, moradores e turistas poderão saborear pratos feitos especialmente para o evento. Nesta edição, 50 restaurantes, padarias, hoteis e pousadas vão participar e concorrer a um concurso de melhor prato do festival.

Um grupo de jurados visitará os estabelecimentos participantes e fará a degustação dos pratos. O resultado será divulgado ao final do festival. 

O Festival da Truta tem mais de 20 edições e, este ano, reúne 50 estabelecimentos, oferecendo pratos e delícias feitas com o peixe. A expectativa é atrair mais de 18 mil pessoas, superando os números de 2017.

Cerca de 5 mil quilos do peixe devem ser comercializados em diferentes tipos de preparo ao longo do mês de novembro. No ano passado, foram vendidos aproximadamente três mil pratos.

Os restaurantes ficam no Centro, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Salinas, Cônego, Mury e Braunes.

Nova Friburgo é o município com maior produção de trutas do Estado, com 36 toneladas do peixe por ano, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj).

Ao todo, são 18 produtores de truta cadastrados na Fiperj, sendo oito com produção em escala comercial. O peixe criado nas águas da região é vendido, principalmente, em Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e municípios do Rio de Janeiro.

A maior concentração de produção de truta está concentrada em Lumiar, na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos.

Ainda de acordo com a Fiperj, Nova Friburgo apresenta boas condições zootécnicas para a criação de trutas, como por exemplo, temperatura adequada de água, fornecimento abundante do recurso hídrico, características geográficas de montanhas e boas características físico-química da água.

Mais informações e as receitas dos pratos participantes estão disponíveis do site www.festivaldatruta.com.br.

Compartilhar