Feira da Sociobiodiversidade terá atração cultural e produtos saudáveis

31/01/2019 12:43:33
Compartilhar

Feira da Sociobiodiversidade terá atração cultural para a criançada e inúmeros produtos saudáveis para consumo 

A Feira do Coletivo Sociobiodiversidade Nova Friburgo será realizada neste domingo, 2 de fevereiro. O encontro será das 13h às 18h na Cantina Camping, no bairro Cascatinha, em frente ao Parque Municipal Juarez Frotté, que tem diversas cachoeiras, e é bastante frequentado durante o verão.

O Coletivo já é conhecido na cidade por reunir diversos produtores locais, que se preocupam com o meio ambiente, a vida saudável e práticas sustentáveis, além de valorizar a cultura local, e sempre que possível fecha parcerias para oferecer uma atração. No domingo, apresentam-se na feira: Maribel Albreschtt, com contação de histórias, e Murillo Soares, com brincadeiras e muita música, programação especial para a criançada que vive os seus últimos dias de férias escolares.

Confira os expositores:

Cogumelos da Serra – Há seis (6) anos Lourdes Rodrigues se dedica aos shitakes, atualmente instalada no Distrito de Conselheiro Paulino (Parque dos Lagos – Sítio Bons Fluidos), um lugar de muita mata e água de nascente. O diferencial do seu produto é ser 100% natural, produzido em substrato, e que depois da vida útil é utilizado como adubo para as plantas e hortas. O antepasto de shiitake é vegano, feito com azeite extra virgem e especiarias.

Do Quintal – Quem produz geleias, antepastos, molhos, conservas e compotas desde 2014 é Ana Beatriz Lacerda de Oliveira. O trabalho foi iniciado em Sapucaia e transferido para Nova Friburgo em 2016, e atualmente na localidade de Amparo, distrito de Nova Friburgo. Do Quintal apresentará nesta edição da feira: ketchup de shitake, barbecue de café, geleia com flores e ervas. Os produtos são preparados com pura fruta ou vegetal, com temperos especiais e sabores exclusivos.

Sítio Maravilha – Os produtos artesanais são feitos por Julio Borba e “Companhia”. A marca existe há dois (2) anos, mas a maioria das receitas são tradicionais da família. Os doces, geleias, compotas, confit, chutneys e conservas são todos preparados em Amparo, distrito de Nova Friburgo. Os produtos não levam conservantes e são produzidos a partir do que é plantado no próprio sítio.

Merimar Falavel – Merimar Soares há 16 anos faz falafel, mas só há três (3) passou a vender. Falafel é um salgadinho de grão de bico, saudável, que não contém farinha. Ela utiliza temperos da melhor qualidade e serve com salada orgânica ou em sanduíche. A produção é feita em sua casa, no bairro São Geraldo (Vale da Montanha), mas é servido fresquinho, frito na hora, acompanhado de molhos, que ela mesma prepara.

Zum Tecido de Cera – Maribel Albreschtt produz os tecidos de cera há oito (8) meses, em sua residência, no bairro Cascatinha. Eles são feitos à mão em tecidos 100% de algodão, impermeabilizados com cera de abelha e resinas naturais, afim de serem utilizados para embalar alimentos, folhas, lanches para lazer e trabalho, queijos, potes, sabonetes para viagens e uma infinidade de outras utilidades, pois são alternativas para o plástico filme papel alumínio. São laváveis e podem ser reutilizados por até um (1) ano e depois podem ser compostados. Segundo Maribel, “precisamos encontrar alternativas sustentáveis para a manutenção do nosso planeta e por isso fazemos parte do movimento mundial Beeswax Food Wrap Movement e estamos empenhados em ajudar na redução de lixos nocivos ao meio ambiente”.

Capixingui – O mel e o extrato de própolis são fabricados por Fábio Ouverney, que trabalhava ajudando o tio há mais 15 anos e depois assumiu o negócio. Mas o investimento e o surgimento da empresa aconteceu há cinco (5) anos. A produção acontece em Macaé de Cima, na própria casa do Fábio, em meio à mata, longe de plantações e com uma variedade de flores, em especial o capixingui que traz um sabor especial.

Nina – Com o slogan “É da nossa natureza fazer com Amor”, os produtos são produzidos por Janaina Gralato, desde 2014, no bairro Bela Vista. A Ghee (manteiga clarificada) pode ser encontrada em duas versões: original (sem sal) e levemente temperada (com sal marinho integral e açafrão), em embalagens de vários tamanhos, a escolher. Ghee é um óleo purificado da manteiga, rico em vitaminas e antioxidantes, sem lactose e livre das toxinas e aditivos do leite. Na Ayurveda é considerado um alimento regenerador e rejuvenescedor. O produto passa por um processo cuidadoso de três (3) filtragens para garantir essa pureza e qualidade, além de utilizar uma manteiga de ótima procedência, vindo direto de um produtor da região serrana. Além disso, pensando na responsabilidade com os resíduos que são gerados, os potes são retornáveis, com oferta de descontos para os clientes que aderirem a essa prática. A Ghee da Nina é feita com todo carinho, na intenção de semear a saúde e o bem-estar.

Crock & Co – Os produtos são fabricados por Camille Foeppel Torres, que iniciou seu projeto em dezembro de 2018. São preparados biscoitos de canela e rosquinhas de amendoim na Chácara do Paraíso. Os produtos são artesanais, feitos com carinho e estão sempre fresquinhos.

Também confirmados – Do Grão ao Pão, Laticínios Amparo e Clube do Humus / Organokits.

SERVIÇO

Feira do Coletivo Sociobiodiversidade Nova Friburgo
03 de fevereiro (domingo) das 13h às 18h
Cantina Camping – Cascatinha (em frente ao Parque Municipal Juarez Frotté)

Informações: sociobiodiversidadefriburgo@gmail.com
Redes Sociais: https://www.facebook.com/sociobiodiversidade.nfriburgo
instagram: @sociobiodiversidade_friburgo

Compartilhar