Feijões e ervilhas dão mais saciedade do que carnes, mostra estudo

14/12/2016 11:15:29
Compartilhar

Após ingestão de leguminosas, participantes ingeriram menos calorias na refeição seguinte

Refeições com legumes com altas taxas de proteína, como feijões e ervilhas, se mostraram mais eficientes na sensação de saciedade após a ingestão do que pratos com carnes, como de porco e vitela. O resultado foi revelado, no períódico “Food & Nutrition”.

O estudo envolveu 43 homens jovens e saudáveis, que foram monitorados após refeições com três tipos de pratos: predominantemente formado por feijões e ervilhas; aqueles baseados em carnes de vitela e de porco; e, finalmente, contendo legumes de baixa proteína. Quando comeram os legumes com altas taxas de proteína, os participantes ingeriram 12% menos calorias na refeição seguinte do que na mesma sequência com pratos com carne.

Além disso, legumes possibilitaram níveis mais altos na sensação de saciedade ao longo das horas, segundo o relato dos jovens.

Os pesquisadores, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, argumentaram que, enquanto os legumes têm sido apresentados como uma alternativa mais sustentável à ingestão de carne, pouco se sabia sobre o efeito das fontes de proteína vegetais na regulação do apetite.

— A refeição rica em proteína com legumes continha significativamente mais fibras do que aquelas com porco e vitela, o que provavelmente contribuiu para uma sensação maior de saciedade. São necessários mais estudos para que se tenha uma prova definitiva, mas parece que refeições baseadas em legumes podem ser uma base de longo prazo para a perda de peso e um hábito alimentar sustentável — apontou a professora Anne Raben, que liderou o estudo.

http://oglobo.globo.com/

Compartilhar