Euterpe Friburguense celebra 152 anos dia 26

23/02/2015 12:41:04
Compartilhar

A próxima quinta-feira, 26, é o Dia da Cultura Friburguense. A data foi criada pela Lei Municipal 3.244/2003, de autoria do então vereador Jorge de Carvalho (atual Presidente do Conselho Deliberativo), em referência à data de fundação, no ano de 1863, da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense.

Como resultado de uma das promessas do maestro português Samuel Antonio dos Santos ao seu santo de devoção, Santo Antonio, ao enfrentar uma tempestade na travessia marítima, em 1858, entre Lisboa e Buenos Aires, hoje a Euterpe é a mais antiga banda de música civil do país em funcionamento ininterrupto há mais de um século e meio.

Para celebrar a data, na quinta-feira, 26, no próprio salão nobre da sede da agremiação, Avenida Euterpe Friburguense, 53, com início às 19h30, haverá cerimônia especial, reunindo diretoria, autoridades, euterpistas e público em geral.

Concerto no Rio e Baile no Country Clube

Na última quinta-feira, 19, o maestro titular Nelson José da Silva Neto retomou os ensaios, após o recesso expandido pelo período carnavalesco.

Dois grandes desafios para o regente e seus músicos: além da preparação para as apresentações comemorativas ao 152º aniversário, os ensaios também antecedem ao concerto, no dia 8 de março, domingo, a partir das 15 horas, no teatro João Caetano, no Rio.

A banda Euterpe, terceira colocada na edição 2013 da maratona estadual, estará entre as concorrentes da categoria Banda de Grande Porte do projeto ‘Banda Larga 2015’, realização da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação de Bandas de Músicas – AsBam/RJ.

As celebrações do aniversário da Euterpe, no entanto, continuam até o final de março: dia 28, segundo lembra o Presidente do Conselho Diretor, Paulo Benitez da Silva, está programado baile com a banda friburguense LG. As mesas já estão à venda. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (22) 2521-1085 ou 2522-9008.

Compartilhar