Esporte Fino Masculino: Dicas e estilos

29/07/2016 10:13:17
Compartilhar

O drama do esporte fino masculino já deve ter acontecido com praticamente todo homem. Você abre um convite e encontra o trecho “Traje: Esporte Fino” estampado em meio a outras recomendações.

Definir o tipo de roupa é ótimo para que os convidados não se sintam desconfortáveis quanto a seu traje. O problema é: o que quer dizer “esporte fino”? O que o diferencia de trajes formais, casuais, e quais são as peças que são permitidas neste tipo de visual específico?

Esta é, realmente, uma situação muito comum. Nunca se sabe se a solução correta é colocar jeans e camisa, ou se esporte realmente indica algum tipo de contexto atlético. É normal sentir-se confuso quanto à recomendação, e não há motivos para preocupar-se.

A boa notícia é que o esporte fino oferece uma série de opções e escolhas que são bastante simples e confortáveis. Provavelmente você já possui as roupas necessárias para um evento com este tipo de traje, e basta escolher no seu guarda-roupas.

Saiba o que quer dizer o famigerado “esporte fino masculino”, e aprenda a escolher a roupa ideal para estes tipos de evento:

O que significa esporte fino?
De forma simplificada, esporte fino significa um visual que não é tão esportivo (no sentido de casualidade), nem tão fino (no sentido de formalidade). Este jogo de palavras indica que trata-se de um traje intermediário, no quesito formalidade.

Embora esta definição seja razoavelmente fácil de entender, ela pode gerar algumas complicações na hora de aplicar à prática. Para acertar o traje, é necessário acertar uma peça de roupa informal que não seja extremamente casual.

O visual mais icônico deste estilo é a combinação entre a camiseta de gola V e um blazer, juntos a uma calça jeans. Com esta escolha, é impossível errar no estilo. No entanto, há uma série de outras possibilidades a serem exploradas.

Entre o Esporte e o Fino
Algumas vezes, a escolha correta para ajustar qual visual responde à expectativa do esporte fino. Em situações de trabalho, por exemplo, espera-se que você lide um pouco mais com o lado formal do que com o lado casual do traje. Ir para este lado, aliás, é uma boa escolha para as situações nas quais as regras não são bem claras.

Ou seja: sempre que você estiver em dúvidas, dê preferência para um visual mais “fino” do que “esportivo”, sem sair dos limites do esporte fino. Os erros de escolha são menos chamativos quando vão para este lado.

Dicas para trajes esporte fino
Se você tem dúvidas sobre o que pode usar ou não em uma situação com este traje, confira estas dicas, que devem ajudar na hora da escolha:

Não utilize camisetas desgastadas: Camisetas são peças comuns para o esporte fino, e caem muito bem com um blazer, por exemplo. No entanto, isso não quer dizer que qualquer camiseta sirva para o ocasião. Utilize uma camiseta que combina com a situação, sem desvalorizar o seu visual.
Dê preferência a jeans de qualidade: Calças jeans são ótimas no visual esporte fino, mas podem estragá-lo completamente se forem inapropriadas. Calças com bolsos em locais duvidosos, com lavagem feita de maneira errada, ou com material visivelmente ruim podem passar a impressão errada. Tenha ao menos uma calça boa em seu guarda-roupas para utilizar nestes momentos.
Evite roupas com capuz: Apenas evite. Em momentos super casuais, eles podem cair bem e serem confortáveis. Em momentos em que se espera um traje esporte fino, no entanto, simplesmente não há espaço para eles.

Compartilhar