Erros de decoração que fazem sua casa parecer menor

13/02/2017 11:12:27
Compartilhar

Decorar um ambiente pode ser especialmente difícil quando a metragem é enxuta. Descubra abaixo quais são as maiores armadilhas do décor:

1. Combinar tudo
Errado: Deixar tudo em um ambiente com as mesmas cores, tecidos e texturas para a decoração parecer uma coisa só, homogênea e sem graça.
Como evitar: Misture estilos entre as almofadas e tecidos. Se você realmente for muito fã de uma decoração mais coordenada, escolha seguir uma linha nas paredes ou nos móveis, mas nunca nos dois ao mesmo tempo.

2. Papel de parede escuro
Errado: O papel de parede em tons escuros acabam absorvendo a luz, o que faz com que o ambiente pareça menor do que realmente é.
Como evitar: Use cores claras e suaves, que fazem o ambiente parecer mais aberto e arejado. Se fizer questão dos tons escuros, eleja apenas uma parede para usar.

3. Móveis desgrudados da parede
Errado: Empurrar todos os móveis contra as paredes faz com que o seu ambiente pareça estar no limite máximo de espaço.
Como evitar: Desgrude tudo da parede, mesmo que por alguns centímetros, pois isso trará uma sensação de profundidade para o cômodo.

4. Excesso de miudezas
Errado: Até os ambientes mais espaçosos podem parecer menores se você encher cada superfície dos móveis com muitas peças decorativas.
Como evitar: Escolha uma bancada especialmente para exibir os seus pequenos itens decorativos e troque-os regularmente, assim, você não preenche a casa com tantas peças e, de quebra, ainda terá um cantinho renovado de tempos em tempos.

5. Usar cortinas curtas
Errado: Quando a cortina não chega até o chão, a impressão que se cria é de um pé-direito baixo.
Como evitar: A altura deve ser do chão ao teto. Além de melhorar o acabamento, essa solução amplia o pé-direito. Melhor ainda acrescentar 20 cm a cada lateral.

6. Móveis demais
Errado: Muitos móveis em um ambiente só tornarão o seu espaço limitado e abarrotado.
Como evitar: Distribua as peças pela casa como, por exemplo, levando uma cadeira para o quarto, criando assim uma área de leitura. Certifique-se de que nenhuma janela está bloqueada, pois conectar a área interna com a externa criará a ilusão de um ambiente mais profundo e espaçoso.

7. Iluminação ruim
Errado: Muitos cômodos possuem apenas um tipo de fonte de iluminação, bem no centro do ambiente, o que faz o espaço parecer menor.
Como evitar: Escolha dois ou três tipos de luminárias e distribua pelo espaço. A luz irá rebater nas paredes e clarear até os cantinhos mais escuros. Se você não tem espaço para tanto, aposte nos espelhos, que refletem a luz natural pelo ambiente.

http://revistacasaejardim.globo.com

Compartilhar