Entenda qual fenômeno ocorre quando você estala os dedos

02/03/2016 11:58:43
Compartilhar

Certamente você já se pegou estalando alguns dos dedos das mãos, correto? Tal ato já se tornou tão habitual na sociedade que, em muitas das vezes, nem nos damos conta que praticamos isso. Mas, será que há algo por trás fenômeno?

Como nunca antes a temática havia sido analisada de forma aprofundada, uma equipe de cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, resolveu analisar o caso e desvendar isso de uma vez por todas. Para tal, participaram da análise inúmeros voluntários associados à aplicação de recursos de ressonância magnética.

O estudo
Para a realização da análise, um tubo foi colocado nos dedos dos participantes, o qual era ligado a um cabo capaz de puxar as articulações, de forma lenta, até que os dedos pudessem estalar. De modo que conseguiu-se filmar cada etapa de como os dedos se estalam, tornando assim perceptível o que, de fato, se passa dentro das juntas.

De acordo com os pesquisadores, uma espécie de bolha com uma substância para lubrificação das articulações é produzida a cada vez que se estala os dedos. Esse fenômeno se dá em virtude de que a cada vez que os dedos são forçados a estalarem é gerada uma sutil divisão das articulações, processo que acaba por permitir que o gás, chamado de sinoval, que há dentro de tal fluído, produza o som dos estalos.

Ao estalar os seus dedos
As pessoas não gostam do barulho do dedo sendo estalado porque acham que há algum dano sendo feito.

De modo que, dizer que o som gerado quando estalamos os dedos diz respeito ao atrito entre os ossos, é puro engano. O mesmo corresponde a espécies de bolas de gás estalando no interior do fluído lubrificante das juntas. Assim, se torna impossível afirmar com certeza se, de fato, estalar os dedos é ou não nocivo à saúde dos ossos. Evidências que comprovem efeitos prejudiciais, até agora, ainda não foram percebidas.

Fonte: http://www.estudopratico.com.br/

Compartilhar