x
Publicado 29/11/2016 11:46:06

Entenda as vantagens e desvantagens das redes sociais

O uso das redes sociais ocupa, cada vez mais, um tempo significativo em nossas rotinas. No entanto, algo que tem um propósito tão interessante de conectar pessoas de diferentes lugares, culturas e ideias, também pode ter um lado negativo se usado de uma forma que não é saudável.
Vantagens e desvantagens das redes sociais

A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se trata do uso das redes sociais é que elas devem trabalhar a favor do usuário, para facilitar e agilizar a sua vida. O seu uso indiscriminado é algo prejudicial. É importante avaliar quais são os reais benefícios que elas oferecem. Até que ponto fazem bem? Dou muita importância para o que eu vejo e faço no ambiente virtual? Estou feliz com os relacionamentos que tenho em rede?’ Perguntas como essas provocam questionamentos internos importantes acerca de como a pessoa se relaciona nestes sites e quais são seus sentimentos em relação a sua vida em rede.

Um dos lados mais prejudiciais dessas redes é o sentimento que muitas pessoas têm em relação à obrigação de serem felizes. É muito comum o usuário não estar em um bom dia e, ao abrir o seu perfil, se deparar com uma série de imagens e textos em que as pessoas que segue exponham como estão felizes. Cria-se aí um cenário onde a sensação que se tem é da obrigação de ser feliz, como se naquele espaço não houvesse outra opção a não ser a de estar sempre bem.

Veja abaixo quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais.

Pontos positivos:

-Ajudam a manter os relacionamentos à distância. O contato visual, mesmo que pela tela de um dispositivo móvel, já ajuda a diminuir a saudade.

-Criam conexões. Por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos, o indivíduo se faz presente, interagindo com seus amigos e seguidores. -Existem ainda diversos grupos que são formados a partir de gostos e interesses parecidos, o que colabora na construção da identidade e na formação de amizades que podem migrar para a “vida real”.
-O compartilhamento de textos, fotos, vídeos e imagens é uma forma saudável de expressar seus pensamentos e sentimentos, propiciando uma troca de informações e experiências com outras pessoas.
-Estimulam a criatividade, uma vez que a agilidade da internet faz com que o usuário crie sempre novos conteúdos.

Pontos negativos:
-As redes sociais oferecem um relacionamento superficial onde, de forma geral, não há um aprofundamento das relações. Na grande maioria das vezes, a dor e a angústia não são compartilhadas.
-O usuário usa o tempo livre que tem para se atualizar nas redes. No entanto, o que ele não percebe é o tempo que gastou nisso. São minutos e até horas que poderiam ser utilizados em outras atividades mais produtivas.
-Gasta-se tempo e energia verificando o que o outro está fazendo. Ao invés de cuidar da própria vida, o foco fica no outro.
-Muitos conteúdos compartilhados são sobre bons momentos, festas, viagens a lugares lindos ou um jantar num bom restaurante. Isso pode despertar a inveja por não estar na mesma condição que o outro. Esse sentimento pode não ser ruim, mas o problema se dá em como a pessoa encara isso e como a atinge.
-A pessoa tímida recorrerá às redes sociais para se expor, porém, dependendo do grau de timidez, o indivíduo pode usá-las como o único canal para interagir com as pessoas, fugindo da exposição face a face. Este distanciamento não é saudável.

As vantagens e desvantagens dependem da forma como o usuário utiliza as redes sociais e o tempo que destina a isso. É importante ter em mente que equilíbrio é bom em tudo!