Entenda a diferença entre uma maquiagem vegana, orgânica ou natural

30/01/2017 19:50:00
Compartilhar

Próximos, porém, diferentes. A maquiagem sustentável têm origens e ingredientes diversos, apesar do objetivo comum de não agredir o planeta. Uma maquiagem vegana é aquela livre de testes em animais e ingredientes de origem animal. Seus ingredientes podem ser naturais ou artificiais, desde que sejam livres de testes em animais e ingredientes de origem animal. Já maquiagens naturais e orgânicas são aquelas cuja fórmula contém pouco ou nenhum ingrediente sintético e predominam ingredientes naturais: óleos essenciais e extratos e manteigas vegetais. A maquiagem orgânica tem o diferencial que seus ingredientes estão livres de agrotóxicos. Entenda a composição de cada um:

Maquiagem vegana
Os cosméticos veganos são aqueles que não possuem testes em animais e, além disso, são livres de ingredientes derivados deles: mel, leite, gordura bovina, tutano. Sua fórmula contém ingredientes naturais ou sintéticos desde que não sejam de origem animal. Ser natural não é pré-requisito para um cosmético ser considerado vegano, é necessário também que ele não seja testado em animais.

Maquiagem natural
Sobre os cosméticos naturais não existe uma regulamentação específica, o que gera uma enorme confusão e faz com que muitos produtos sejam vendidos como naturais quando na verdade não são. Órgãos privados como EcoCert e IBD inspecionam os produtos ditos naturais e orgânicos e estabelecem normas para que tais cosméticos possam se definir de tal maneira: para a EcoCert, por exemplo, um produto natural precisa ter 5% de sua fórmula composta de ingredientes orgânicos e proíbe o uso de parabenos, sulfatos e corantes, ingredientes conhecidos como nocivos para a saúde e o meio ambiente.

Maquiagem orgânica
Já o cosmético orgânico, a diferença principal é que ele precisa ter uma grande porcentagem de seus ingredientes naturais proveniente da produção orgânica – bem acima dos 5% exigidos para cosméticos naturais. Com a falta de regulamentação no Brasil, ter os selos desses órgãos traz a segurança para o consumidor que de fato que aquele produto tenha sido feito de maneira sustentável, socialmente justa e não agride o corpo, os animais e o meio ambiente.

http://bonsfluidos.uol.com.br/

Compartilhar