Ensino Médio do Anchieta participa de simulação das Nações Unidas

12/07/2016 12:36:42
Compartilhar

O Colégio Anchieta realizou, no último final de semana, a segunda edição da ONU Colegial em Nova Friburgo, a II SiNUCA – Simulação das Nações Unidas. Os alunos atuam como “diplomatas” e se posicionam sobre temas de maior destaque no cenário internacional.  

A simulação realizada no Anchieta este ano é resultado de uma preparação que se iniciou em 2015 e foi acompanhada de um estudo realizado pelos alunos acerca dos cenários políticos, econômicos e sociais dos países. A exemplo do que ocorreu no ano passado, alunos do Colégio Santo Inácio participaram da ONU Colegial do Anchieta. E o Anchieta também passou a frequentar os eventos da ONU Colegial realizados no Santo Inácio. 

Nesta edição, os temas escolhidos para debate foram: o Conflito em Dafur, no Sudão; a Operação Condor, em Cuba; a Crise Migratória no Mediterrâneo; e a Questão da Ucrânia – todos de alta relevância na história mundial. Os debates foram de alto nível e aconteceram no colégio, nos dias 08 e 09 de julho. 

“Em geral, são debates que geram muitas divergências entre as nações, trazendo a tona graves problemas humanitários que exigem medidas severas por parte dos países responsáveis. Sendo assim, os debates contribuirão para o desenvolvimento de uma experiência única, que será vivenciada pelos alunos, delegados da ONU Colegial”, explica Daniel Campos, professor e coordenador do Colégio Anchieta. 

Além de diplomatas, alguns alunos também assumem a função de jornalistas e desenvolvem matérias sobre os debates realizados. O evento possibilita aos participantes um maior entendimento do funcionamento das Nações Unidas e a compreensão do diálogo como ferramenta imprescindível para a busca da paz.  

Na última quinta-feira, 07 de julho, houve a abertura oficial da SiNUCA (Simulação das Nações Unidas do Colégio Anchieta), que contou com a presença do diretor geral, Pe. Toninho Monnerat, além de um professor e de sete alunos do Colégio Santo Inácio. Após a exibição de um vídeo feito pelos alunos, o evento foi proclamado aberto pela “Secretária-geral da ONU”, a aluna Yasmin Abrahão, da 2ª série do Ensino Médio.

Compartilhar