x
Publicado 28/10/2014 15:39:32

Empresa Friburguense de Tecnologia Ganha Prêmio na Espanha

Marconi (terceiro da esquerda para a direita) e José Leonam (primeiro da esquerda para a direita, da segunda fila)

por José Loyola Bechara

 

A empresa Friburguense VM9, de Tecnologia da Informação, acaba de ganhar um prêmio internacional na Espanha.

Eles já haviam conquistado prêmio na etapa nacional, que foi realizada na Campus Party 2014 em São Paulo, no incio do ano.

Essa premiação deu o direito de participarem da etapa mundial, realizada semana passada na Espanha, da qual também se sagraram campeões, dividindo o primeiro prêmio com uma equipe da Irlanda.

O produto que os levou à vitória se chama FI-Guardian. Foi criado após a tragédia de 2011, e participou do torneio pela categoria Smart Cities. Consiste em um sistema que recebe informações de diversas instituições, como INEA e Clima Tempo, além também de poder receber contribuições dos próprios cidadãos usuários do aplicativo. Em casos de emergência, o sistema pode disparar avisos em SMS ou alarmes sonoros.

O prêmio foi dado pelo programa FI-PPP, que é uma parceria público-privada criada em 2011, entre a Comissão Europeia e empresas privadas. A intenção dessa parceria é recolocar a Europa para competir neste mercado de Internet do Futuro. Daí o nome FI-PPP Future Internet PPP.

Esse grupo, genuinamente friburguense, me deixa ainda mais feliz com o seu sucesso, por reunir não só alguns ex-alunos, mas também o meu primeiro professor de informática, que ajudou a despertar em mim o gosto pela área tecnológica.