Em Friburgo, ter plano de saúde não evita espera de até três meses por consulta ou exame médico

03/11/2014 13:52:58
Compartilhar

Ter um plano particular de saúde – e pagar caro por ele – nem sempre significa ser atendido com rapidez. Em Nova Friburgo, a espera para conseguir uma consulta com um especialista pode demorar três meses. E dependendo do exame solicitado – tomografia, mamografia, ressonância magnética etc – pode demorar outros três meses.

Não obstante a este cenário muito comum na rede pública (SUS), os pacientes dos principais planos de saúde de Nova Friburgo também relatam que estão sendo obrigados a enfrentar longas filas nas recepções para receber atendimento de emergência nos Hospitais da Unimed e São Lucas (GS).
Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), a longa demora é fruto do aumento da demanda. Nos últimos cinco anos, o contingente de pessoas que aderiu a um plano de saúde saltou de 43 milhões para 50 milhões no Brasil. Em média, médicos da rede privada costumam pedir três vezes mais exames de pacientes que têm planos de saúde que aos do setor público.

A mudança na tecnologia, que trouxe maior oferta de exames disponíveis, o envelhecimento populacional e um aumento no número de doenças crônicas, como diabetes, também são outros motivos que explicam esse cenário.

A ANS recomenda que o prazo máximo de espera não ultrapasse três dias para exames mais simples como hemogramas, ou dez dias, para exames como mamografias e eletrocardiograma. Para procedimentos de alta complexidade, como ressonância magnética, o prazo recomendado é de até 21 dias.

Compartilhar