Eleição: Bolsonaro venceria Lula no Estado do Rio, diz pesquisa

13/07/2017 10:07:43
Compartilhar

Pesquisa realizada dos dias 6 a 10 de julho indicam que, caso as eleições presidenciais fossem agora, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) receberia, no Estado do Rio, 22,8% dos votos, superando o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que teria a preferência de 17,7% do eleitorado.

O levantamento é do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo jornal O DIA, e também mediu a aprovação ao governo Temer. A fatia da população que considera a gestão de Temer ótima ou boa soma apenas 6,8%.

O instituto trabalhou com dois cenários na pesquisa estimulada para presidente. No primeiro, o PSDB é representado pelo prefeito de São Paulo, João Doria; no segundo, pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Doria se sai melhor, alcançando 8,9% da preferência do eleitor fluminense, enquanto Alckimin atinge apenas 5,3%. Em ambos os cenários, no entanto, os candidatos tucanos teriam menos votos que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

Barbosa, que tem conversado com diversos partidos – ente eles, o PSB – e considera uma eventual candidatura na eleição do próximo ano teria 10,3% dos votos no Estado do Rio, caso a eleição fosse hoje. Marina Silva (Rede) ficaria com 8,9%, Ciro Gomes (PDT), 5,6% e Alvaro Dias (Podemos) seria preferido de 3,5% dos eleitores.

O número de pesquisados que não optou por nenhum dos candidatos foi de 17,6%; os que não souberam responder, 5,4%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 43 municípios do estado. A amostra tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2%.

Compartilhar