É preciso mesmo esperar para entrar na água depois de comer?

23/01/2017 11:28:42
Compartilhar

Uma das maiores polêmicas entre pais e filhos – principalmente em fins de semana e no período de férias – é se é preciso ou não aguardar um determinado período de tempo para entrar na piscina ou no mar depois das refeições. Há quem diga que isso é lenda, e há pais que fazem os filhos esperarem de 30 minutos a 2 horas.

E o segundo grupo está certo. Segundo artigo publicado no site do médico Dráuzio Varela, o ato de praticar qualquer exercício físico – não apenas nadar – após a refeição pode trazer problemas.

Segundo o artigo, isso acontece porque, durante a digestão, os órgãos responsáveis pelo processo recebem mais sangue para funcionar. Ao praticar uma atividade física, o cérebro emite um sinal dizendo que são os músculos que precisam de mais sangue, e os dois sistemas entram em disputa.

Este ato de “atrapalhar” a digestão pode causar desconforto, refluxo e até vômitos.

Quando fazemos uma refeição, o organismo passa a dar prioridade para a digestão. Se nesse momento a pessoa realizar alguma atividade física intensa, os músculos passarão a requerer mais sangue para supri-los de oxigênio, atrapalhando o processo digestivo.

Por esse motivo, não é indicado realizar nenhuma atividade física intensa, seja dentro ou fora da água, imediatamente após as refeições. O agravante de fazer a atividade dentro de uma piscina ou no mar é que, nesse caso, há risco de afogamento, caso a pessoa passe mal.

O ideal, segundo o artigo, é esperar em média 40 minutos após a refeição antes de praticar alguma atividade física.

http://brasil.babycenter.com/

Compartilhar