Dor crônica no pescoço tem prevenção e alívio

22/08/2016 15:18:02
Compartilhar

Sabia que dor no pescoço, adormecimento e perda de força na mão podem estar relacionados ao desalinhamento na coluna vertebral? Pois é. O desconforto que você sente no fim do dia (todo dia, a gente te entende) pode ser algo além de tensão muscular e estresse. Na quiropraxia, isso se chama subluxação e, acredite, é muito, mas muito comum. 

A mecânica da coluna vertebral é igual à mecânica do carro. Quando o veículo sai da concessionária, está alinhado, balanceado, com pneu cheio, todo pronto, mas cai no primeiro buraco e começa a desalinhar. Até que chega a um determinado momento em que o veículo apresenta problemas.

Diferente do carro, o desalinhamento no corpo humano acontece desde o momento em que nascemos. Na hora do parto o pescoço do bebê é puxado com muita força, principalmente em cesárea. Há estudos que dizem que na cesárea se utiliza 35 kg de força pra puxar a cabeça do bebê. 

Anos de sobrecarga no pescoço
Basicamente, já começamos a vida com o pescoço sofrendo. Depois, aprendamos a andar e caímos milhares de vezes, passando a dor pro quadril.

Depois, crescemos e sentamos errado, levantamos peso de forma errada, ficamos nervosos, estressados e passamos o dia inteiro em frente ao computador – com as costas curvadas – e o pescoço torto enquanto olhamos a tela do celular – mal do século. Sabemos que não dá pra deixar de conferir o Whatsapp, mas existem algumas soluções pra aliviar a dor:

Manter a postura reta no dia a dia deixou de ser uma “tarefa” irritante pra virar sinônimo de qualidade de vida e, consequentemente, menos dor no pescoço.

Dica do quiropraxista: para prevenir a dor, uma vez por dia apoie o pescoço em uma garrafa de 1,5 litro de água congelada enquanto estiver deitado na cama. Faça isso por alguns minutos pra “devolver” ao pescoço a sua curvatura natural, que vai se perdendo conforme passamos mais tempo com a cabeça baixa.

Compartilhar