Disciplina Positiva: o caminho que toda família sonha para a criação dos seus filhos

21/03/2019 10:02:00
Compartilhar

Em tempos de ataques em escolas, Bullying, doenças tecnológicas, depressão, pânico infantil e muitas outras situações que vêm afetando a infância é urgente olharmos para o distanciamento que há atualmente entre os pais e seus filhos, é urgente aprendermos a aplicar a educação socioemocional, é urgente estabelecermos conexão com nossos filhos.

O trabalho com a Disciplina Positiva traz, entre muitas outras, ferramentas para ajudar as famílias a criar um senso de conexão entre pais e filhos, tão importante que inclusive é um indicador primário do desenvolvimento da criança na escola, tanto na área cognitiva quanto social. Essa conexão com seus pais ajuda a criança a desenvolver a sensação de aceitação e importância. Jane Nelsen, em seu livro Disciplina Positiva, disse: “…nenhum dos estudantes que mataram colegas e professores se sentiam importantes e pertencentes ao grupo” . Eis uma consequência terrível da falta de pertencimento.

A Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para nos ajudar a desenvolver as habilidades que tanto queremos para construir relacionamentos saudáveis.

Quando nasce uma mãe, um pai, nasce também incertezas, medos, culpa, vontade de ser perfeita. Mas o que deveria mesmo nascer é a certeza de que é fundamental estudar para ser pai e mãe, a certeza de que é na infância que as melhores relações são estabelecidas e aprendidas. Assim como as crianças precisam de treinamento, os pais também precisam ser treinados. O treinamento consiste em aprender novas respostas às provocações das crianças que pode levar à novas atitudes e abrir novos caminhos onde florescem relacionamentos harmoniosos.

Não podemos reescrever a nossa história da infância, mas podemos sempre criar condições mais seguras e positivas dentro de casa e na sala de aula para todos nós. Para saber mais sobre a Disciplina Positiva e aprender formas de aprimorar suas habilidades busque por uma educadora parental.

Claudia Ferreira
Professora, Coordenadora Pedagógica por 11 anos, Especialista em Gestão e Educação Infantil, Certificação Internacional em Disciplina Positiva.

Tel: 22 998650875

Email: claudiaferreirafriburgo@hotmail.com
Instagram: @claudia.nf

Compartilhar