Dicas simples para começar a meditar

15/01/2018 12:22:02
Compartilhar

Se não conseguir controlar as divagações nas primeiras práticas, relaxe. Com o tempo fica mais fácil.

Existem diferentes maneiras de aquietar a mente, confortar o corpo e encontrar a paz de espírito. Para descobrir a que mais se adequa a você, é preciso se dedicar e experimentar caminhos diversos – e nem sempre fáceis. No começo, se você não conseguir controlar as divagações da mente, não se preocupe. Com o tempo, ficará mais fácil reconduzir o pensamento ao foco de atenção.

1-Escolha uma posição confortável

Ao acordar, sente-se com as pernas cruzadas numa posição estável e confortável. As mãos descansam sobre as pernas, joelhos ou pés (de acordo com a posição em que você estiver). Mantenha as costas retas, os ombros e músculos da face relaxados.

2-Respire pelo nariz
Comece a observar a sua respiração e, aos poucos, respire de forma lenta e suave, sempre pelo nariz, para poder soltar o ar de forma controlada.

3-Ignore os pensamentos “intrusos”
Cada vez que você perceber que sua mente foi tomada por algum pensamento, a dica é deixar esse pensamento para depois e voltar a observar a sua respiração.

4-Foque no ponto entre as sobrancelhas
Se precisar, conte a respiração em 4 segundos e mantenha a mente focada no ponto entre as sobrancelhas.

5-Crie uma rotina
Para sentir os benefícios da meditação em sua vida, faça com que a prática se torne rotineira. Repita o exercício todas as manhãs durante 15 ou 20 minutos, aumentando esse tempo aos poucos. Você vai perceber que terá muito mais saúde e energia.

Compartilhar