x
Publicado 28/02/2017 19:16:26

Dicas para lidar com o estresse no trabalho

Aprenda como contornar prazos apertados, cobranças e tensão do dia a dia

A rotina de trabalho de muitos profissionais, muitas vezes, se assemelha a uma verdadeira montanha-russa de emoções. Prazos apertados, cobranças e demandas cada vez maiores podem deixar qualquer um com os nervos à flor da pele.

E como lidar com toda essa preocupação e evitar que ela se torne estresse? Não importa o que você faz para ganhar a vida ou quão estressante é sua função, existem inúmeras maneiras de amenizar essa carga pesada e recuperar a sensação de bem-estar no trabalho.

Confira o que pode ajudar:

Organize as tarefas
Não deixe a pilha de afazeres te sobrecarregar e acabar com o seu humor. Uma boa forma de evitar isso é montar uma lista com todas as tarefas do dia e seguir esse cronograma.

Estabeleça prioridades
A partir dessa lista defina o que é mais urgente e o que pode esperar. Trabalhe em uma coisa de cada vez e não atropele as demandas.

Aja em vez de reagir
O estresse geralmente vem quando estamos vivendo uma situação que foge do nosso controle. Procure identificar aquilo que é possível controlar e o que não é. O que for possível, aja para tentar reverter ou evitar.

Respire fundo
Se você estiver se sentindo sobrecarregado ou tenso após uma reunião, é necessário parar por alguns minutos, respirar fundo e limpar a cabeça. Se necessário, vá para um ambiente mais neutro, longe da sua mesa de trabalho. Inspire por cinco segundos, segure a respiração e exale em contagens iguais pelo nariz. Dessa maneira, você restaura o equilíbrio antes de dar prosseguimento ao trabalho.

Preserve um bom relacionamento com seus colegas
No ambiente profissional, encontramos pessoas com diferentes estilos de vida e convicções. É preciso saber respeitar essas divergências para que a convivência seja a melhor possível. Seja diplomático, gentil e esteja disposto a ajudar os demais quando eles precisarem.

Mantenha a positividade
Seja otimista e procure olhar o lado positivo das coisas por mais que a situação esteja complicada. Lembre-se que pessimismo não leva a lugar nenhum.

Durma bem
Por último, mas não menos importante, tenha uma boa noite de sono. Uma noite mal dormida interfere muito no humor das pessoas. O recomendável é dormir, no mínimo, de seis a oito horas por noite para recuperar as energias.

https://catracalivre.com.br