Dia Mundial sem Tabaco será lembrado em Nova Friburgo

13/05/2016 10:07:17
Compartilhar

A secretaria de Políticas sobre Drogas da Prefeitura de Nova Friburgo realizará em 31 de maio evento para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, na Praça Demerval Barbosa Moreira, das 13h às 17h. Serão feitas atividades com enfoque preventivo. Essas ações estarão ligadas ao esporte. Estão programadas apresentação de grupos de capoeira, esportes radicais, slackline, bikes, skate. Também serão distribuídos panfletos informativos. A ideia é marcar o dia e alertar as pessoas sobre os perigos do tabagismo.

O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano.

O tabagismo é uma doença crônica — resultante da dependência à droga nicotina — e um fator de risco para cerca de 50 doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral). Estima-se em 8 bilhões as mortes atribuídas ao tabaco para o ano de 2030, se nenhuma ação efetiva de controle do tabaco for implementada.

No período de consumo desses produtos são introduzidas no organismo cerca de 4.720 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 60 substâncias cancerígenas como agrotóxicos e elementos radioativos. Algumas dessas substâncias tóxicas também são conhecidas como potenciais irritantes, pois produzem irritação nos olhos, no nariz e na garganta, além de paralisia nos cílios dos brônquios.

Quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, que podem impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco.
Nova Friburgo implantou, em 2014, a secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, para implementação da política antidrogas dos governos Federal e Estadual, com objetivo de coordenar os programas sociais voltados para a conscientização da sociedade sobre as implicações negativas apresentadas pelo uso de álcool e outras drogas. Além disso, outro objetivo foi o de implantar e implementar a rede de assistência integrada, pública e privada intersetorial, para pessoas com transtornos decorrentes de substâncias psicoativas através dos três eixos principais: prevenção, cuidado (tratamento) e reinserção social.

Se você não consegue parar de fumar sozinho procure um tratamento especializado. O tratamento do tabagismo está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental possibilita que o tratamento seja realizado em grupo ou individualmente, e tem como objetivo auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a parar e permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS.

Benefícios após parar de fumar:
Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Compartilhar