Dez mitos e verdades sobre a drenagem linfática

21/10/2016 12:56:54
Compartilhar

Não faltam benefícios na drenagem linfática, mas não faltam também dúvidas sobre o procedimento, que estimula o sistema linfático e ajuda na eliminação de toxinas e líquidos que o corpo acaba retendo no dia a dia. Mas ela emagrace, ajuda na celulite e TPM? Diante das perguntas que costumam aparecer sobre o assunto, veja os mitos e verdade sobre um dos tipos mais populares de massagem do mercado.

1-Drenagem ajuda a diminuir celulite
Verdade. Uma das causas da celulite é a retenção de líquidos, e é nisso que a drenagem ajuda.
A retenção não permite a oxigenação do tecido, dando origem a nódulos. No entanto, a drenagem funciona de maneira mais efetiva no começo do problema.

2-Drenagem emagrece
Mentira. Esse tipo de massagem, ajuda, na verdade na eliminação de líquidos retidos e na liberação de toxinas, não havendo perda de gordura.
-Para de fato perder gordura e emagrecer, é preciso conjugá-la com uma série de fatores que compõem uma rotina saudável, como alimentação balanceada, ingestão adequada de água e exercícios.

3-Quem tem problema venoso não pode fazer
Verdade. Quem tem trombose, por exemplo, não deve realizar o procedimento. Mas é indicado sempre consultar um médico antes de qualquer decisão.

4-Beber água antes da drenagem potencializa os efeitos da massagem
Verdade. Antes e depois da massagem, a água ajuda a melhorar a retenção de líquido e eliminar toxinas. É mito achar que quem sofre com inchaço não deve beber ingerir tanta água. Água é importante sempre, independente da condição.

5-Se a drenagem for bem-feita, imediatamente após o procedimento você vai ao banheiro urinar
Mito. Depende da quantidade de água que a pessoa retém, portanto, isso não é regra.
Algumas pessoas sentem vontade de urinar durante ou no final da massagem. Mas isso não pode ser aplicada a todos.

6-Grávidas não podem fazer drenagem
Mito. Elas podem e devem, sim, fazer o procedimento, uma vez que na gravidez a mulher retém muito líquido, principalmente nos últimos três meses.

7-Drenagem precisa ser feita com creme ou óleo
Mito. O uso de creme ou óleo vao depender do profissional ou do método utilizado, não sendo uma obrigação.
Para pacientes em pós-operatório, cremes e óleos costumam deixar a massagem mais cômoda a pessoa.

8-Drenagem com aparelho é melhor que drenagem manual
Mito. As suas têm bons resultados, pois ativam a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos tecidos, mas a manual é a mais recomendada.
Na manual, o profissional consegue observar com mais precisão as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e, assim, trabalhar com mais precisão.

9-Drenagem mal-feita pode dar íngua
Mito. A íngua só aparece por causa de processos inflamatórios ou infecciosos nos gânglios, não tendo nada a ver com um procedimento anterior.

10-Drenagem ajuda a melhorar sintomas de TPM
Verdade. Sim, sim, sim! Drenagem pode fazer milagres para a tensão pré-menstrual.
-Ela atua na liberação de líquidos, combatendo o inchaço, que é um dos sintomas da TPM, além de ajudar no controle da ansiedade, por ter um efeito relaxante.

revistamarieclaire.globo.com/

Compartilhar