Descubra por que a baixa imunidade causa problemas de saúde

04/07/2016 12:41:47
Compartilhar

No inverno, aumenta a quantidade de vírus circulantes no ar. Se você anda muito estressado e com a alimentação desequilibrada, é muito provável que pegue um resfriado ou uma gripe. Especialmente por conta de imunodeficiências no organismo. A baixa imunidade causa problemas de saúde e, na estação mais fria do ano, as consequências ficam evidentes.

Há vários fatores por trás da baixa imunidade. Ela pode aparecer em decorrência de um defeito primário (genético) no sistema imunológico ou estar associada a fatores secundários durante a vida, como doenças, uso de medicamentos e hábitos de vida nocivos.

Causas e tratamento da baixa imunidade

A baixa imunidade é algo circunstancial para grande parte da população. Fora os casos em que o problema é transmitido geneticamente de pais para filhos, fatores como estresse, obesidade, tabagismo, sedentarismo, falta de repouso e atividade física, em geral, relacionam-se com o quadro.

Em outras palavras, a baixa imunidade costuma ser reflexo de um estilo de vida nocivo – comum na sociedade cada vez mais frenética em que vivemos. As pessoas estão muito mais estressadas, comem mal e dormem pouco. O corpo sente os reflexos e responde ficando mais propenso a doenças.

Os cuidados para manter a imunidade em alta começam já no aleitamento materno, que reforça o sistema imunológico. Mas há outros cuidados essenciais que auxiliam no processo: hábitos alimentares saudáveis, um bom padrão de sono e a prática de atividades físicas estão entre os principais.

É preciso ter atenção com alguns medicamentos: corticoides, por exemplo, inibem o sistema imunológico. Os remédios devem sempre ser usados sob orientação médica, para evitar o uso de drogas que possam diminuir a imunidade.

Adotar hábitos mais saudáveis, em alguns casos, é uma medida suficiente para contornar a baixa imunidade – sem necessidade de outro tratamento específico. Mas em alguns tipos de imunodeficiências, o paciente pode necessitar de uso de antibióticos para evitar infecções ou infusão de imunoglobulinas para repor os anticorpos.

Baixa imunidade causa problemas de saúde

A imunidade em baixa apresenta diferentes sintomas pelo corpo, que tendem a variar de pessoa a pessoa. Podem ocorrer episódios repetidos de infecções, como pneumonias, otites, monilíases, estomatites, abscessos, infecções gastrointestinais ou uma infecção sistêmica grave, como meningite, osteoartrite e sepse.

Em casos nos quais o paciente apresenta episódios frequentes de infecção ou em caso de infecção grave, é preciso investigar junto ao médico as possíveis causas do problema. Afinal, ele pode estar associado a outras doenças graves de forma secundária.

No inverno, mesmo para quem estiver com a imunidade alta, a circulação de vírus aumenta as chances de infecções respiratórias. Por isso, é importante manter os ambientes ventilados, lavar as mãos ou usar álcool gel com frequência e cobrir a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar.

Fonte: doutissima.com.br


Compartilhar