x
Publicado 18/07/2017 17:25:11

Crivella e Romário lideram pesquisa de intenção de voto para sucessão de Pezão no ano que vem

Crivella e Romário, por enquanto, favoritos

A pouco mais de um ano do início da campanha eleitoral e com o quadro eleitoral ainda bem longe de uma definição, levantamento do instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo DIA, indica que, caso a eleição fosse hoje, o candidato preferido do eleitor fluminense na eleição para governador seria Marcelo Crivella (PRB).

O prefeito do Rio de Janeiro lidera a pesquisa estimulada, com 27,8% dos eleitores entrevistados. Na segunda posição, vem o senador Romário, recém-filiado ao partido Podemos, com 14% das preferências. O ex-prefeito Eduadro Paes (PMDB) aparece em terceiro, alcançando 9%.

A pesquisa também experimentou um cenário no qual o prefeito Crivella, cujo mandato à frente do governo municipal vai até 31 de dezembro de 2020, não participe das eleições para governador a cenário que hoje se apresenta como mais provável.

Nesse cenário, quem assume a liderança na preferência dos eleitores é o senador Romário, com 15,5%. Nessa segunda simulação, foi incluído ainda o nome do deputado estadual Marcelo Freixo (PSol), que alcançou 10,5%, ficando na segunda posição.

Também incluído apenas nesse segundo cenário, o ex-governador Anthony Garotinho, atualmente filiado ao PR, é citado por 9,5% dos pesquisados, em empate técnico com Eduardo Paes (9,1%).

Em ambos os cenários testados pelo Instituto Paraná Pesquisas, o ex-treinador da Seleção Brasileira de Vôlei Bernardinho aparece em posição intermediária, com 7% da preferência do eleitorado.

O treinador ainda avalia a possibilidade de se candidatar, após ter trocado o PSDB pelo Novo, partido de tendência liberal que se identifica como “um movimento”.

O secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação Indio da Costa (PSD) alcança índices em torno de 6% nos dois cenários experimentados pelo Paraná Pesquisas. O secretário espera contar com o apoio do prefeito do Rio para a sua pretensão de se candidatar à sucessão de Luiz Fernando Pezão.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores em 43 municípios do Estado do Rio. O levantamento foi feito por meio de entrevistas pessoais do dia 6 ao dia 10 de julho. A amostra tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2%.