x
Publicado 14/09/2017 18:31:21

Crianças da LBV realizam oficina de literatura infantil em Nova Friburgo

A atividade despertou o gosto pela leitura e incentivou a criatividade da criançada.

O gosto e o interesse pela leitura se adquirem na infância, pois além de divertir, a leitura ensina, ajuda a interpretar melhor, incentiva a imaginação, que é fundamental importância para a formação do caráter e o desenvolvimento intelectual da criança.

Acreditando que a leitura deve ser fonte de aprendizado e de estimulo da criatividade, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), de Nova Friburgo, desenvolveu no mês de agosto, dentro da área de Arte e Cultura, a oficina Literatura Infantil de Monteiro Lobato, para as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que participam do programa Criança: Futuro no Presente!. O tema escolhido foi a obra de Monteiro Lobato, O Sítio do Pica Pau Amarelo e seus personagens.

Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura, promover a aprendizagem por meio da literatura infantil, despertar e reconhecer Monteiro Lobato como um dos grandes escritores desse segmento, além de estimular a imaginação e a criatividade da garotada, a educadora social Tatiane Andrade Moreira Novaes, desenvolveu diversas atividades atrativas e educativas.

Utilizando-se do Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva – MAPREI, da LBV, ela descreve o passo a passo: "primeiro fizemos pesquisas sobre o autor consagrado Monteiro Lobato e um passeio pela sua vasta obra, mas nos focamos no Sítio do Pica Pau Amarelo e os personagens inusitados e suas características. Depois da explanação, as crianças fizeram desenhos, pinturas, origamis e colagens dos personagens, recontando histórias já conhecidas, e improvisando também. Além disso, confeccionamos um jogo da memória com todos os personagens. Foi muito produtivo e as crianças adoraram. Conseguimos alcançar nossos objetivos", disse.

Na culminância do projeto, as crianças fizeram uma apresentação de desenhos dos personagens do sítio, associada às músicas, dança, teatro, fazendo um entrelaçamento do tema.

O Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Nova Friburgo, região serrana do RJ, está localizado na Rua Júlio Antônio Thurler, 04 – Olaria. Telefone para informações: (22) 2522-5078.

Galeria de fotos