Confira qual será o itinerário da Tocha Olímpica em Nova Friburgo

28/07/2015 16:13:31
Compartilhar

A organização do evento sobre a passagem da Tocha Olímpica em Nova Friburgo divulgou nesta terça-feira, 28, os primeiros detalhes da festa que acontecerá uma semana antes da Rio-2016. A ideia é fazer bastante barulho mesmo.

O comboio que acompanhará o símbolo dos jogos  será constituído por 15 veículos – três de patrocinadores – e um caminhão que se abre em um grande palco, com aproximadamente 10 metros de comprimento.

Os condutores que se revezarão na condução da Tocha Olímpica serão transportados por dois micro-ônibus, além de outros dois para a segurança e para o pessoal de apoio.

Para a organização, a rota deverá ser o mais fluida possível para que a população possa aproveitar ao máximo.

O comboio virá de Cachoeiras de Macacu. O trajeto ainda não está definido, mas algumas sugestões foram apontadas. O início do percurso seria na Ponte da Saudade e seguiria para o Centro da cidade através da Rua Mac Niven, Moisés Amélio e Avenida Alberto Braune. As pessoas serão convidadas a acompanhar a passagem por todo o trajeto, mas os organizadores acham interessante convidar as escolas para acompanharem o evento na Avenida Alberto Braune.

Da Avenida Alberto Braune, a Tocha seguiria pela Praça Getúlio Vargas no sentido do rodo de Duas Pedras, através das Avenidas Euterpe Friburguense e Presidente Hans Gaiser. O comboio retornaria, então, pela Rua Prudente de Morais e General Osório até o Suspiro, onde aguardaria o condutor com a tocha que desceria pelo teleférico.

Finalmente, o comboio seguiria até a Via Expressa, local que foi definido como ponto da celebração de encerramento, onde a pira olímpica seria montada e acesa. O trajeto, portanto, continuaria pela Avenida Galdino do Vale, pela Praça Marcílio Dias, Rua Renato Machado, Julius Arp e Júlio Antonio Thurler, virando para a Via Expressa.

Na Via Expressa será montada a estrutura para a festa de encerramento, que terá shows e o momento principal: o acendimento da pira olímpica. De acordo com a organização, as atrações desses shows serão compostas por artistas locais, de Nova Friburgo. Os eventos serão apresentados do caminhão-palco.

O evento será realizado na última semana de julho de 2016, com início previsto para as 17h e término às 20h. Várias mudanças serão feitas no trânsito e a população será avisada com antecedência sobre o percurso oficial, para que haja menos problemas em relação à mobilidade urbana.

A estrutura da Praça PEC, na Via Expressa, poderá ser utilizada como local de apoio para os organizadores e no dia do evento atividades esportivas poderão ser realizadas durante o dia, tanto na pista de skate quanto nas quadras.

Compartilhar