x
Publicado 04/12/2016 20:11:15

Confira os cuidados necessários ao preparar a iluminação natalina

Montar uma decoração de Natal em casa exige cuidados, principalmente em relação aos itens de iluminação, que, como qualquer produto ligado à energia elétrica, podem oferecer riscos. Por isso, veja orientações que trazem mais segurança e também economia no consumo e, portanto, menos impacto na conta de luz.

- Ao comprar “pisca-piscas”, observe a infromação de watts (W), contida na embalagem, que corresponde à potência demandada pelo produto. Quanto maior for a potência, maior será o consumo do enfeite de Natal. Nesse caso, a dica é reduzir o tempo de funcionamento dessas lâmpadas decorativas.

- Outro ponto importante é o uso de produtos com a tecnologia Led, que consomem menos energia e são mais seguros. Além disso, a economia de energia pode chegar a 80%.

- Um perigo comum não só na época natalina são os benjamins, também conhecidos como “T”. Por concentrar em um ponto só intensidade de correntes elevadas, o equipamento pode ficar super aquecido e chegar ao ponto do derretimento, causando princípio de incêndio. Além disso, por ser um ponto quente, o benjamim automaticamente aumenta o consumo de energia.

- Não coloque as luzes próximas a enfeites feitos de papel ou cartolina, por exemplo. O ideal é não usar esse tipo de decoração na árvore se a ideia é colocar pisca-piscas nela.

- Estabeleça um horário definido para ligar e desligar, sendo o ideal de 18h à meia-noite, evitando desperdício de energia e riscos de acidentes.

- Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento e não deixe a fiação ao alcance de crianças.

- Evite que a árvore de Natal bloqueie a porta, a janela ou a circulação das pessoas em casa. Deixe-a também longe de materiais de fácil combustão, como sofás e guarda-roupas.

- Não instale o conjunto de lâmpadas decorativas em estrutura metálica e também pontiaguda.

- Os fios desencapados provocam choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar incêndios.

- No caso de conjuntos para fachada de prédio com potência mais elevada, contrate serviço de um engenheiro, técnico ou eletricista para dimensionar a fiação e a proteção do circuito de acordo com a carga a ser ligada. E verifique a proximidade com a rede da distribuidora de energia, pois, no caso de chuva forte com vento, a iluminação decorativa pode tocar a rede elétrica e provocar curtos-circuitos.

- Emenda de fio mal feita pode causar aquecimento e consequente aumento do consumo de energia.

- O mau isolamento pode permitir a passagem da corrente elétrica e causar curtos-circuitos ou acidentes com terceiros.

- Utilizar fios de telefone ou outro material fora de padrão pode acarretar em aquecimento, curtos-circuitos e princípios de incêndio.