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Publicado 13/11/2016 19:07:06

Como praticar esportes sem sofrer lesão no joelho

A prática regular de atividades físicas é algo essencial para manter a saúde em dia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na hora da prática do exercício escolhido, para evitar diversos problemas. Entre o desgaste mais comum que um praticante pode sofrer é a lesão no joelho.

Como evitar lesão no joelho?
O joelho está propenso a sofrer mais lesões pelo fato de ser a parte que sustenta todo o peso do corpo. Quando ele é lesionado, isso é resultado de um exercício mal executado ou até mesmo de uma sobrecarga.

Dicas que o praticante de atividades físicas deve tomar:

1. Seguir as instruções de um profissional capacitado no esporte escolhido.
2. Escolhe um calçado confortável e com amortecedor.
3. Controlar o peso, a fim de reduzir o risco de problemas como a artrose.
4. Manter um treinamento específico e distribuir a carga nas diferentes articulações. Isso auxilia no fortalecimento dos membros inferiores;
5. Fortalecer o joelho e o quadril para não dissipar a sobrecarga do peso.

Joelhos femininos estão mais sujeitos a lesões

Você sabia que os joelhos femininos são mais vulneráveis às lesões? Estudos revelam que a mulher chegar a sofrer até sete vezes mais do que os homens com problemas nesta região do corpo.

Isso se dá pela anatomia feminina. Por ter um quadril mais largo, as mulheres estão mais sujeitas a ter um joelho valgo, ligeiramente virado para dentro. Essa postura tende a prejudicar o funcionamento do joelho. O resultado disso pode ser problemas graves, como o desenvolvimento de desgaste da cartilagem, artrose e traumas de menisco.

Para que a prática de esportes não prejudique os joelhos, é impoprtante as mulheres preparem a região para receber a carga de exercícios. Confira as recomendações:

• Nunca deixe de fazer o alongamento e o aquecimento.
• Na sua rotina de atividades, mantenha um equilíbrio entre o trabalho aeróbico e o de resistência.
• Caso sofra com joelho valgo, corrija o padrão de agachamento, utilizando melhor a musculatura de quadril (glúteo máximo e médio), evitando o joelho ser projetado para dentro e para frente e consequentemente aliviando a sobrecarga em quadríceps e tendão patelar.
• Não exagere na intensidade da corrida.

Para quem já sofre com dores, a fisioterapia pode ser um grande aliado para fortalecer alguns músculos e melhorar a qualidade de movimento articular. Músculos fortes permitem que o joelho tenha boa estabilidade, além de tornar atividades muito exigente para o joelho, relativamente, mais leve. O treinamento de força também fortalece a cartilagem, deixando-a mais resistente aos possíveis desgastes.

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