x
Publicado 19/12/2016 11:07:40

Como planejar metas para 2017. Siga essas dicas e tenha sucesso

A prática das listinhas de desejos no fim do ano é muito comum, mas, na maioria dos casos, grande parte delas não sai do papel.

A chegada do Ano Novo sempre vem como combustível para que as pessoas façam avaliações próprias sobre tudo que aconteceu na vida pessoal e profissional durante o período. A data também induz que novos planos possam ser feitos e desafios sejam postos como meta para o próximo ano.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, justamente sobre as promessas e conquistas que muitas pessoas fazem nesse período, obteve-se o seguinte resultado: do total de pessoas que participaram, 45% delas fazem listas de promessas, mas somente 8% conseguem colocá-las em prática.

1 – Liste suas prioridades
A prática das listinhas de desejos no fim do ano é muito comum, mas, na maioria dos casos, grande parte delas não sai do papel. Isso acontece porque você quis colocar tudo em uma só lista. Pois então, aí vai a dica: comece com aquilo que é prioridade na sua vida. O que realmente precisa ser feito? Qual mudança tem que acontecer na sua vida?

Quando se fala prioridades, estão inclusos desejos/objetivos que têm um grande significado, ou seja, são extremamente importantes. Compreender a importância de seus desejos e objetivos o ajudará a lutar mais por eles. Com isso, você entrará em estado de alerta para as oportunidades que surgirão no meio do caminho.

2 – Faça um planejamento
Com suas prioridades na mão, já é possível batalhar para que seus objetivos sejam alcançados. Então, não adianta apenas desejar, é preciso planejar cada passo. Pergunte-se: o que é preciso para fazer para chegar lá?

3 – Determine prazos
Estabeleça a si mesmo um prazo de quando pretende chegar lá. Depois, faça um calendário das suas ações para que as coisas realmente aconteçam. Dessa forma, seu tempo será inteiramente dedicado aquilo que você realmente quer.

4 – Tenha em mente os imprevistos
Comece o ano sabendo que imprevistos poderão acontecer no meio do caminho, mesmo que tenha cada passo planejado. Se esse objetivo for realmente importante, você achará maneiras de lidar com todos eles. Se puder, antecipe-se e cogite alguns desses possíveis imprevistos e crie soluções para eles. Assim ficará mais seguro.

5 – Evite procrastinar suas ações
Deixar para depois as ações para alcançar o objetivo pode ser uma armadilha. Aos poucos você pode esquecer sua real importância para a realização pessoal. Algumas dicas para lidar com a procrastinação são: procure mudar de ambiente, compartilhe seus objetivos com amigos e familiares, elimine as distrações e mantenha-se focado nos pontos positivos do seu objetivo final.

6 – Procure fazer uma autoavaliação
A cada mês, faça uma autoavaliação do que deu certo e do que deu errado. Não se culpe, apenas procure usar seus erros para melhorar nos próximos passos. Identifique os seus pontos positivos e foque no que você tem de melhor.