Como nossa saúde é afetada pela tecnologia?

09/11/2016 12:20:18
Compartilhar

Você provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar que os celulares, ou smartphones, podem causar muita dor de cabeça…ou melhor, pescoço. Nos últimos anos, o uso de aparelhos como esse o tempo todo aumentou a quantidade de pessoas com problemas na região cervical. A tecnologia tem sido benéfica e maléfica ao mesmo tempo…

Há novas maneiras das pessoas se machucarem e todas elas envolvem aparelhos como smartphones, tablets e computadores em geral. Da cabeça aos pés nossa saúde é afetada.

Cotovelo de selfie
Selfies são feitas a partir do melhor ângulo para seu rosto, ignorando que ele possa ser o pior ângulo para suas juntas. Com os braços na frente do corpo e os cotovelos parados num ângulo bizarro – 10 ou 15 segundos por vez – o músculo do antebraço que ajuda a estabilizar o membro é tensionado de uma forma incorreta – muitas vezes – a articulação do cotovelo pode inflamar. É o mesmo tipo de problema que ocorre com os tenistas e deram origem ao termo “cotovelo de tenista”. Com a diferença de que os atletas tem um objetivo mais nobre – competir, praticar, aprimorar o jogo – enquanto as pessoas só querem uma foto em que pareçam mais magras.

Tensão no dedão
Seja para limpar sua caixa de e-mails, jogar Candy Crush ou passear pelo Tinder ou Facebook, o uso excessivo do polegar no smartphone pode acabar em lesão. Rolar a tela, clicar e digitar na tela – seu polegar provavelmente está trabalhando mais do que você perceve. Os tendões podem inflamar. O mesmo pode acontecer com o indicador em pessoas que digitam em tablets. Trocar os dedos de digitação ou simplesmente descansá-los a cada 5 minutos é o mais indicado.

A postura do tablet
Aparelhos móveis podem causar problemas de postura, mas é difícil segurar um tablet em uma posição ergonômica correta. Geralmente as pessoas seguram eles muito baixo, apoiando os aparelhos sobre as coxas.
Quando você olha para uma tela de tablet assim, você transfere pressão para a parte superior da coluna, fazendo os músculos do pescoço trabalhar dobrado para segurar a cabeça – garantia de tensão desnecessária.
Coloque o tablet no nível dos olhos – atualmente há suportes para isso.

TV lá no alto
As TVs de tela plana são penduradas como quadros pelas casas atualmente, o que significa que muitas estão muito acima do nível dos olhos. Isso força o pescoço constantemente – olhando para cima por vários minutos seguidos o resultado é dor no pescoço, talvez até um torcicolo.
Coloque a TV na linha dos olhos, de forma que seu pescoço fique em uma posição neutra.

Compartilhar