x
Publicado 18/05/2016 16:53:30

Como medir o seu percentual de gordura?

Só o peso não consegue dar conta de definir a sua estrutura corporal.

Se você quer emagrecer, provavelmente está de olho nos números da balança. Acontece que a composição corporal é uma métrica tão importante quanto o peso. Ela significa a medida de massa gorda para tecido magro (incluindo ossos, músculos, ligamentos, tendões e órgãos). Que tal então encontrar investir em como medir o percentual de gordura?

Peso x percentual de gordura

O peso corporal é frequentemente utilizado como um indicador do progresso fitness. Não é à toa que muitos esquecem que músculo, gordura, osso e água também desempenham um papel importante no número visto na balança a cada semana.

Vale saber ainda que uma pessoa magra com a musculatura desenvolvida pode pesar mais do que alguém que aparenta ser mais pesado. Isso porque o músculo é mais denso do que a gordura (como o ferro é mais denso do que a água).

O músculo é responsável por cerca de 30% a 55% do seu peso corporal. Ou seja, certifique-se de nunca confundir perda de peso com perda de gordura. Lembre-se ainda de que a quantidade de gordura corporal em um indivíduo pode variar drasticamente de pessoa para pessoa.

Uma pessoa pode ter um percentual de gordura corporal de 8%, enquanto outro pode encontrar-se com mais de 50%. O American Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo mostrando, inclusive, que essa pode ser a melhor medida para o risco de doenças relacionadas com o peso. Então é preciso saber como medi-lo.

Como medir o percentual de gordura?

Existem muitos métodos diferentes para medir a gordura corporal, mas alguns são mais precisos do que outros. Veja três deles:

Adipômetro
Esse é o método mais acessível para a medição da composição corporal. A técnica utliza um dispositivo em formato de pinça para medir a espessura da prega de pele. Cada protocolo tem locais específicos para testes espalhados por todo o corpo, comumente incluindo peito, braço, abdominais e coxa. Depois de ligar os números a uma fórmula, os profissionais podem estimar a composição corporal.

Impedância bioelétrica
Embora o nome possa parecer um pouco intimidante, a impedância bioelétrica está muito longe de ser uma terapia de choque: os usuários não sentem coisa alguma. As escalas de vão desde a simples para a complexa.

Independentemente da máquina, os dispositivos funcionam enviando pequenos impulsos eléctricos através do corpo e medem a rapidez com que esses impulsos regressam. Como tecido magro conduz impulsos elétricos mais rápido do que o tecido adiposo, um tempo de resposta mais rápido é correlacionado com um corpo mais magro.

Pesagem hidrostática
A pesagem hidrostática, vulgarmente referida como pesagem subaquática, compara o peso corporal normal de uma pessoa (fora de água) com o seu peso corporal enquanto completamente submerso. Utilizando esses dois números e a densidade da água, os operadores podem revelar com precisão a densidade do indivíduo.

E aí, aprendeu como medir o percentual de gordura do corpo? Não se esqueça que a melhor alternativa é sempre buscar acompanhamento profissional.