Como fazer uma ceia de Natal light e não engordar no fim de ano

19/12/2016 11:48:33
Compartilhar

Depois de se esforçar o ano inteiro para manter as medidas em dia, atacar a ceia de Natal como se fosse a última refeição da sua vida pode não ser uma boa ideia. As festas de fim de ano são repletas de comidas típicas, que se forem consumidas com consciência, não sobram no biquíni.

Confira algumas dicas simples para reduzir as calorias da ceia e não passar vontade.

Carnes magras
A ceia de Natal é recheada de carnes que não costumam fazer parte da alimentação diária, como peru, chester, tender, pernil e lombo. Para não enfiar o pé na jaca, fique atenta ao tamanho das porções e sempre retire a pele. Quanto às calorias, o peru é a melhor opção: tem 125 kcal a cada 100 g contra 130 kcal do tender, 160 kcal do pernil e 171 kcal do lombo.

Misture as oleaginosas nos pratos
Nozes, castanhas, pistache e amêndoas tem tudo a ver com as comemorações de fim de ano e são tão saudáveis quanto calóricas. Em vez de colocá-las na mesa antes da ceia para servirem de petisco, misture-as ao arroz, que pode ser feito à grega. Além de incrementar o prato principal, você reduz consideravelmente a quantidade de oleaginosas ingeridas.

Fique de olho na farofa
Acompanhamento quase obrigatório da ceia, a farofa pode ser bastante calórica se não for feita com os ingredientes certos. Bacon, calabresa e embutidos são saborosos, mas colocam as calorias do prato nas alturas. Prepare uma farofa light usando cenoura ralada, ovos e acrescente ingredientes da época, como damasco, uva passa e castanha.

Panetone de frutas
Natal sem panetone, não é Natal. Para comer essa delícia sem ficar com peso na consciência, é só ficar atenta aos ingredientes. A versão com frutas cristalizadas é a menos calórica e, por isso, a melhor pedida. Ela tem 270 kcal a cada 80 g, enquanto a mesma quantidade de chocotone apresenta 317 kcal e um trufado pode chegar a 400 kcal.

Salada
Não é porque é Natal que a salada vai ficar de fora, certo? Prepare uma salada grande e colorida, com diferentes tipos de alface, rúcula, cenoura, tomate cereja e muçarela de búfala. Para temperar, deixe na mesa apenas azeite, vinagre e sal.

Utilize produtos light
Invista em produtos light no preparo dos alimentos. Requeijão, maionese, margarina, creme de leite e leite condensado com menor valor calórico vão fazer uma grande diferença na conta final de calorias ingeridas.

Cuidado com o álcool
Para quem sabe que vai exagerar nas refeições de fim de ano, o ideal é ficar longe das bebidas alcoólicas, pois elas jogam o valor total da ceia nas alturas. Uma latinha de cerveja tem 150 kcal e uma taça de vinho, 125 kcal.

Desafio final: sobremesa
Depois de tomar todos os cuidados durante a ceia, não vale escorregar na hora da sobremesa. Em vez de cair de boca nos doces cheios de açúcar e gordura, como tortas, pavês e sorvetes, invista nas frutas da época. Faça um cesta repleta de lichia, fruta-do-conde, ameixa, cereja, romã e uva.

http://www.vix.com/

Compartilhar