x
Publicado 26/06/2017 11:56:49

Como fazer fondue em casa sem gastar muito: receitas saborosas e econômicas

Apesar de o fondue ser a comida queridinha das pessoas no inverno, muita gente acaba deixando a vontade de lado, já que os preços dos ingredientes (que são muitos!) são bem salgados.

Para resolver esse problema e se deliciar com as combinações de fondue doce e salgado nesse friozinho, confira algumas dicas de como preparar o prato de forma econômica e deixar o seu jantar maravilhoso.

Dicas para economizar na hora do fondue
Fondue salgado
- Aposte em massas prontas para fondue. Comprar os queijos indicados, como Emmenthal e o Gruyère, acaba saindo bem mais caro.

- Para economizar no acompanhamento, ao invés de servir o tradicional pão italiano, que tem um valor um pouco mais alto, você pode usar pão de forma. Coloque-o no forno e deixe por alguns minutos até que ele fique crocante. Só tome cuidado para não torrar demais.

- O fondue de carne, feito com filé mignon, pode fugir do orçamento. Que tal trocar por salsicha ou linguiça, que são mais baratos e, ainda sim, deliciosos? Mas, se você não abre mão da carne, opte pela alcatra. Além de ser mais barata, tem o corte macio e combina perfeitamente com o prato.

- Para acompanhar as carnes, você pode preparar outros tipos de molhos, como azeite com salsinha, mostarda com mel e ketchup com maionese, criando um delicioso molho rosé.

Fondue doce
- Compre barras de chocolate meio amargo e creme de leite - aqueles com a marca do mercado, que são bem mais em conta. Derreta o chocolate e, depois, acrescente o creme de leite para que a mistura fique cremosa.

- Morangos e uvas são as frutas mais comuns na hora de servir o fondue doce. Porém, como são um pouco caras, invista em outras mais baratas. Laranja, maça, mexerica e banana são ótimas opções.

- Além das frutas, coloque bolachas de maisena, que podem ser mergulhadas no chocolate, e marshmallows como complementos.

Como arrumar a mesa

O indicado é que você sirva um sabor de fondue por vez. Você pode colocar o salgado como prato principal e servir o doce como sobremesa. Pique todos os complementos e coloque em potinhos menores. Os molhos adicionais também podem ser colocados em vasilhas fáceis de manusear.

Na panela de fondue, prefira garfinhos de cores diferentes, assim, seus convidados não correm o risco de se confundir. O ideal é que ela fique no centro da mesa, para que todos consigam pegar. Para finalizar, não se esqueça das taças para o vinho, dos pratos de sobremesa e guardanapos.

http://www.vix.com