Como a tecnologia pode facilitar o dia a dia dos idosos

03/10/2016 13:05:30
Compartilhar

No último sábado, dia 1º de outubro, foi comemorado o Dia do Idoso! E sabia que a tecnologia pode ajudar, e muito, quem está na “melhor idade”? Olha só:

Assistentes virtuais
Já vimos sobre as vantagens das assistentes virtuais aqui ? Então, elas podem ajudar os idosos a ligar para amigos e parentes, enviar mensagens, fazer pesquisas, pedir um táxi ou para achar os melhores caminhos na hora de sair.

Se a pessoa estiver passando mal, por exemplo, é só pedir para a assistente virtual ligar para alguém, que ela faz isso rapidinho!

Acessibilidade
Além das assistentes virtuais, outra vantagem dos smartphones é a acessibilidade, ou seja, os recursos que ele oferece para facilitar a vida de quem tem alguma deficiência ou dificuldade. Dá para alterar as configurações e aumentar o tamanho das letras, dar zoom na tela, mudar as cores e até melhorar o controle para quem tem mobilidade reduzida. Agora as letras pequenas do teclado não são mais um problema na hora de enviar mensagens, não é mesmo?

Relógio inteligente
Se você acha que relógios inteligentes são para quem pratica esportes ou só para quem precisa ficar atualizado o tempo todo, está muito enganado! Com um desses dá para acompanhar os batimentos cardíacos, por exemplo, o que pode ser muito bom para manter a saúde do coração em dia! Fica fácil de identificar qualquer alteração nos batimentos!

Além disso, o relógio pode alertar quando está na hora de tomar o remédio ou de algum outro compromisso. Muito útil, né?

Aplicativos
Se você tem um smartphone antigo que não usa mais, pode baixar um aplicativo que transforma o aparelho em uma câmera para deixar o ambiente mais seguro, como o Alfred: Câmera de Segurança. Dá para deixar o celular na casa de um idoso que mora sozinho e acompanhar para ver se ele está bem, mesmo de longe.

Outro aplicativo legal é o “Caixa de Remédio”. Ele avisa quando está na hora de tomar o medicamento e ainda dá para colocar as orientações médicas e outras informações.

Os aplicativos estão disponíveis para Android e iOS.

http://olhardigital.uol.com.br/

Compartilhar