x
Publicado 15/03/2017 18:52:04

Com morte em cidade vizinha, Friburgo e região terão vacinação antecipada contra febre amarela

No momento, Friburgo está sem vacina contra doença

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por febre amarela silvestre. O caso foi registrado em Casimiro de Abreu, cidade vizinha a Nova Friburgo.

Um homem de 38 anos morreu vítima da doença no sábado, 11, quando estava internado no Hospital Municipal de Casimiro. O vizinho dele, de 37 anos, também teve o caso confirmado pela secretaria e segue internado no Hospital dos Servidores no Rio de Janeiro.

Com a confirmação dos dois casos a Secretaria de Saúde vai antecipar a vacinação em mais 24 municípios estratégicos. Entre eles, Nova Friburgo, Sumidouro, Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco e Trajano de Moraes. Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Carmo e Cantagalo já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio.

Ainda nesta quarta-feira, a Prefeitura de Friburgo informou que, até o momento, não há casos suspeitos de febre amarela no município. Desde o ano passado a cidade imunizou cerca de 600 pessoas contra a doença.

Devido à grande procura pela vacina nas últimas semanas, Friburgo encontra-se sem nenhuma dose disponível, aguardando um posicionamento da Secretaria de Estado de Saúde.

Uma reunião será realizada nesta quinta-feira, 16, no Rio de Janeiro, com as coordenações de Vigilância Epidemiológica e de Imunização de todos os municípios do Estado para orientação da estratégia a ser adotada na vacinação contra a febre amarela.