x
Publicado 22/05/2017 13:19:16

Circuito Águas de Lumiar: explorando rios e cachoeiras

Encontro dos Rios Macaé e Bonito - Foto: Osmar de Castro

por Matheus Puga  

http://www.shareadventure.com.br/

Conheça um dos principais destinos ecoturísticos do Estado do Rio de Janeiro, recheado de restaurantes, bares e pousadas que interagem com o clima de natureza preservada que vêm chamando a atenção dos cariocas e fluminenses há décadas.

A 33 km de Nova Friburgo e 173 km do Rio de Janeiro, Lumiar é uma das vilas mais tradicionais e preservadas de toda a Região Serrana. Em suas terras se iniciou o processo de colonização friburguense pelos suíços; recebeu a partir da década de 1970 grande fluxo de jovens contrários à sociedade de consumo, iniciando um movimento hippie; e abriga alguns dos mais importantes mananciais do estado, como o Rio Macaé.

Com apenas 4.000 habitantes, Lumiar é o 5º distrito de Nova Friburgo e tem acesso pela RJ-142, a Estrada SerraMar, estando protegida pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Macaé de Cima. É um dos melhores points do estado para a prática de rafting, banhos em rios e cachoeiras, mountain bike e passeios de jipe.

Junto ao distrito de São Pedro da Serra, a apenas 7 km de Lumiar, conta com um variado e prestigiado polo gastronômico, baseado em alimentos locais a partir das premissas do desenvolvimento sustentável, como flores comestíveis, aipim e inhame, e alavancado pela cultura cervejeira: em frente ao lago de Lumiar está o Bistrô da Ranz Bier (Foto - Ranz Bier), uma das melhores cervejarias artesanais do estado do Rio.

Puga Recomenda:
Ranz Bier - Rua Sete de Setembro (Lago de Lumiar)

Com o porte de vilas, São Pedro e Lumiar têm um ótimo clima de sociabilização em bares e restaurantes concentrados em seus respectivos centros, tomados pela música ao vivo, cervejas artesanais e variada gastronomia, ingredientes estes que tratam de unir turistas de todos os cantos do Brasil.

As opções de hospedagem são inúmeras: pousadas luxuosas, próximas aos centros ou afastadas em meio à Mata Atlântica, e diversos campings para os mais aventureiros.

Encontro dos Rios
A localidade conhecida como Encontro dos Rios, a 7 km de Lumiar e próximo da imponente Pedra Riscada (1.348 m), é um dos principais pontos turísticos da Região Serrana. É neste ponto que se encontram os rios Macaé e Bonito, que nascem nas APA de Macaé de Cima e Rio Bonito e formam um grande poço para nadar a braçadas e se refrescar nos dias mais quentes.

Seguindo o percurso dos rios Macaé e Bonito pela Estrada Toca da Onça, existem diversos outros pontos para banho e descanso em gramados, como na Toca da Onça, uma enorme piscina natural de aproximadamente 6 metros de profundidade.

Puga Recomenda: Lumiar Aventura- operadora de turismo receptivo especializada em rafting

Boa Esperança
A região de Boa Esperança está a apenas 3 km de Lumiar e oferece duas incríveis cachoeiras: São José e Indiana Jones. A primeira tem aproximadamente 15 metros de altura e tem como principal atrativo sua forte queda d’água, uma vez que o poço é raso, mas convidativo para descansar e realizar um piquenique em local rodeado pela Mata Atlântica.

Mais acima está a Indiana Jones, constituída por uma grande rampa de pedras naturais e um pequeno poço ao seu final, e reservando um clima aventureiro aos que desbravam o seu cânion (foto): as águas do rio Boa Esperança deslizam entre dois paredões rochosos, com a ocorrência de uma pedra gigantesca presa em seu topo e diversos cipós, cenário este que relembra as aventuras épicas do filme Indiana Jones.

Lumiar
Próximo do centro de Lumiar, um dos atrativos mais frequentados por famílias é o Poço Feio, que apesar do nome faz grande sucesso entre seus visitantes. O local conta com um amplo poço para banhos, que pode ser “sobrevoado” por uma tirolesa, e com uma prainha para descansar sendo servido pelo restaurante local. No entanto, é cobrado uma taxa de R$ 10,00 por visitante para o ingresso.

Observação: recomendações do Puga baseadas unicamente em experiências próprias.