Cílios precisam de cuidados para evitar doenças

10/03/2016 12:40:29
Compartilhar

Que mulher não inveja cílios de boneca? Além de exercerem função estética no olhar, esses pelos protegem as pálpebras e o globo ocular. Por isso, assim como qualquer área do corpo, requerem cuidados, sobretudo de higiene, para se manterem saudáveis e livres de problemas que possam afetar também a saúde dos olhos ou da pele da região.

Em cada pálpebra, há cerca de 150 fios ciliares, que atuam como barreiras, impedindo a penetração de agentes externos na conjuntiva ocular.

Ao piscar, eles batem uns nos outros, ajudando também a expelir sujeiras que tenham entrado nos olhos.

Um dos problemas mais comuns que atingem os cílios é a formação de pequenas crostas semelhantes à caspa. O quadro, em geral, caracteriza uma dermatite seborreica, mas pode também estar associado à blefarite, uma inflamação das glândulas na borda das pálpebras. Por isso, é necessário consultar um médico ao surgirem sintomas, para que o diagnóstico e o o tratamento sejam feitos corretamente.

A blefarite deve ser tratada no início para que não haja evolução e acometimento da borda das pálpebras, do globo ocular e da córnea.

O processo inflamatório, combatido com higienização local e antibióticos tópicos ou orais, é uma entre várias causas de queda de cílios. Em excesso, essa perda pode comprometer a função protetora desses pelos.

Cuidar da pele ao redor dos cílios é essencial para mantê-los saudáveis. Evitar o uso de maquiagens de procedência duvidosa é a principal medida para prevenir doenças como alergias.

Compartilhar