Chuva não dá trégua e Friburgo continua em estágio de alerta

14/11/2016 07:53:17
Compartilhar

Com a previsão de chuvas nos próximos dias, a Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu boletim recomendando muita atenção à população, sobretudo, para os moradores que residem em áreas de risco, devido ao solo muito encharcado. A Defesa Civil está em estágio de alerta. Segundo dados recentes, cerca de 20 mil friburguenses moram em áreas sujeitas a deslizamentos e/ou alagamentos. Em caso de emergência, os moradores devem buscar abrigo em local seguro.

Em comunicado distribuído à imprensa, a Defesa Civil destacou que a inundação ocorrida em Mury, entre a noite de sábado à noite e a madrugada de domingo, com o transbordamento do Rio Santo Antônio, foi provocada por “uma cabeça d´água” no Rio Macaé, cuja nascente é no alto da serra, em Theodoro de Oliveira.

“Isso significou uma quantidade de água repentina na cabeceira dos rios e o aumento do volume nas águas que atingiu as localidades [de Mury, Theodoro e Macaé de Cima]”, explicou o subsecretário do órgão, Robson Teixeira.

O temporal provocou inúmeros prejuízos materiais em casas e estabelecimentos comerciais, inundados com o transbordamento do Rio Santo Antônio. Entretanto, não houve vítimas.
Segundo o instituto Climatempo, a previsão é de chuva contínua até esta terça-feira, feriado da Proclamação da República. Nos demais dias da semana, poderão ocorrer pancadas de chuva.

Compartilhar