Céu terá Lua Azul nesta sexta-feira, 31 de julho

30/07/2015 14:58:18
Compartilhar

Sexta feira, 31 de julho, último dia do mês e dia de Lua Cheia. A segunda Lua Cheia do mês, a tão falada Lua Azul.

Existe um ditado em inglês que diz “Once in a Blue Moon”, que traduzindo para o português ficaria “Uma vez a cada Lua Azul”, e é usado para descrever algum evento raro.

Esse ano, mais precisamente no dia 31 de julho, teremos a famosa Lua Azul. Mas você sabe o que isso significa? A Lua realmente vai ficar azul? A definição da Lua Azul diz o seguinte: que ela acontece uma vez a cada 2 ou 3 anos, e não tem nada a ver com a sua cor.

Normalmente temos 12 Luas Cheias em cada ano, uma em cada mês, mas quando acontecem 13 Luas Cheias em um único ano, então temos a famosa Lua Azul.

Um artigo da revista Sky and Telescope, publicado em março de 1946, cometeu um erro, dizendo que a Lua Azul era a segunda Lua Cheia do mesmo mês. Não estava tecnicamente correto, mas foi uma forma eficaz de explicar esse fenômeno, e assim nasceu o termo Lua Azul que se utiliza atualmente.

Como tivemos uma Lua Cheia no dia 2 de julho, e teremos outra Lua Cheia no dia 31 de julho, então essa última é chamada de Lua Azul. Mas calma! Isso não significa que ela vai ficar azul.

A Lua não vai ficar azul, mas isso não é motivo para não sair de casa para admira-la. Uma Lua Cheia, em uma noite limpa faz bem de ver e, quem puder, de fotografar.

Compartilhar