CEF e EcoModas iniciam diálogo para preservar montanhas

03/08/2017 12:27:20
Compartilhar

Na manhã de sábado, 29, o presidente do CEF (Centro Excursionista Friburguense), Cláudio Tardin, esteve visitando o Viveiro Educandário da EcoModas para ver de perto a produção de árvores típicas da Mata Atlântica cultivadas em cones de linhas vazios de costura industrial.

Nesta ocasião Alex Santos, responsável pela área de projetos e comunicação da EcoModas, pôde não somente apresentar ao Cláudio os processos de produção das árvores, como também enfatizou a relevância do respectivo projeto que visa promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. A ideia, inclusive, é levar o modelo do Viveiro Educandário da EcoModas para outros pontos de Nova Friburgo. 

Um dos principais assuntos tratados neste encontro foi o plantio de árvores em trilhas existentes em Nova Friburgo, e que para isso possa acontecer Cláudio sugeriu criar caminhadas abertas, ao longo do ano, para turistas e moradores de Nova Friburgo. Para o presidente do CEF, esta parceria com a EcoModas resultará não somente na expansão de árvores plantadas próximas de montanhas e rios como também ajudará a difundir o conceito da preservação ambiental na cabeça das pessoas e estimulará o turismo sustentável em Nova Friburgo.

O CEF já realiza um trabalho de recolhimento de lixo deixados nas montanhas de Nova Friburgo e eles desejam ir cada vez mais longe em prol do desenvolvimento sustentável na região. O referido clube de montanhismo, sendo o segundo mais antigo do Brasil, fundado em 20 de Julho de 1935, é uma entidade social sem fins lucrativos reconhecido como de utilidade pública municipal pela Resolução nº 422 de 20 de Março de 1958 e de utilidade pública estadual pela Lei nº 2742/97, de 16 de Junho de 1997, e conta com mais de 40 associados.

Cláudio, que recebeu das mãos de Alex 03 mudas de árvores cultivadas no cone de linha, gostou muito da interação tecnológica que a EcoModas está aplicando dentro do Viveiro Educandário, ou seja, cada muda está recebendo um código QR Code que leva o usuário para dentro de uma página contendo diversas informações sobre cada espécie. Ele pôde fazer a experiência e aprovou a iniciativa.

Para outras informações sobre o projeto ambiental da EcoModas, acesse www.ecomodas.com.br/viveiro. Para conhecer o CEF, acesse www.cef.org.br

 

Compartilhar