Câncer de mama também afeta animais de estimação

24/10/2017 11:07:33
Compartilhar

Estamos no ‘Outubro Rosa’,  movimento popular internacionalmente comemorado em todo o mundo, que  simboliza  a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Neste mês, anualmente, monumentos no mundo inteiro são iluminados com a cor rosa, simbolizando a luta contra a doença em seres humanos. O que pouco gente sabe é que muitos animais passam pelo mesmo problema e também sofrem com o tumor nas mamárias (neoplasias). 

Segundo os veterinários, a cada dia que passa os animais de estimação estão vivendo por mais tempo, comendo rações com conservantes e, também, estão expostos à poluição do meio ambiente. Devido à soma desses fatores, os animais estão mais sujeitos a desenvolverem neoplasias.

Os tumores mamários são muito mais comuns em cães e gatos, mas outros animais também podem desenvolver a doença. Nos cães, na maioria dos casos,  é tumores malignas. Já nos gatos, a maior parte dos tumores é malignos e altamente agressivos.

O tumor de mama é o segundo mais comum em cães e o mais comum em cadelas. Acometem, no geral, animais mais velhos (com cerca de 10 anos de idade), de preferência em animais que possuem todo o seu aparelho reprodutivo (inteiros) e animais que foram castrados após numerosos cios.

Não há uma preferência por raça, todas estão sujeitas a esta neoplasia.

Prevenção
A principal forma de prevenção dos tumores de mama é a castração dos animais com até um ano de idade, preferencialmente antes do primeiro cio. Não fazer a utilização de anticoncepcionais e utilizar dietas balanceadas também estão entre as dicas.

Classificação
A classificação dos tumores se divide em benignos e malignos. Os tumores malignos são mais agressivos e fazem metástases (quando células tumorais ganham a corrente sanguínea ou linfática e se desenvolvem em outros órgãos) no caso dos tumores de mama o principal sítio de é o pulmão, segundo explicou o médico veterinário.

Tratamento
O tratamento dos tumores de mama é cirúrgico, ou seja, a extração cirúrgica das mamas. Outra modalidade terapêutica é a quimioterapia pré ou pós cirúrgica e a utilização de alguns medicamentos anti-inflamatórios.

Friburgo terá ação específica neste sábado para os pets

No próximo sábado, 28, terá uma ação específica em Nova Friburgo. A ação é promovida pela iniciativa privada e conta com o apoio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea).
A ação será realizada em um pet shop no centro da cidade, entre 10h e 14h. As 100 primeiras cadelas que chegarem ao local, além do exame médico veterinário das mamas, irão receber ainda, gratuitamente, uma dose de vermífugo.

SERVIÇO
Local: Bicho Meu Pet Shop – Rua Monte Líbano, 42. Centro
Horário: De 10h às 14h
Contato: (22) 2522-6049
Ação gratuita


Compartilhar