Campanha de Vacinação Antirrábica em área urbana terá início no próximo sábado

05/10/2016 12:08:04
Compartilhar

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria municipal de Saúde e da Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental, em parceria com a secretaria estadual de Saúde, realizará no próximo sábado, 8, a primeira etapa da Campanha Urbana de Vacinação Antirrábica Animal para a população canina e felina.

Neste ano, a campanha nas áreas urbanas de Nova Friburgo acontecerá em três etapas. No dia 8, a vacinação acontecerá nas seguintes localidades: Duas Pedras – Igreja Católica; Prado – APAE; Jardinlândia – E. M. Hélio G. Corrêa; Jardim Califórnia – E. M. Umbelina Breder de Queiroz; Santo André – E. M. Dinah Lantimant Bravo; Conselheiro Paulino – Posto de Saúde; Floresta – E. M. Lafayete B. Filho; Rui Sanglard – E. M. Rui Sanglard; Santa Bernadete – E. M. Bernardo Pacheco; São Geraldo – E. M. Nair de Araújo Rodrigues; e Riograndina – Posto de Saúde.

As próximas etapas acontecerão nos dias 22 de outubro e 5 de novembro, cujas localidades, e respectivos postos de vacinação, serão divulgadas nas próximas semanas. A meta da campanha é imunizar animais de toda área urbana, promovendo, também, a conscientização e mobilização da população para a prevenção desta zoonose.

A raiva (encefalite viral aguda) é uma zoonose de etiologia viral, transmitida ao ser humano através do contato com a secreção salivar, por mordedura, lambedura e arranhadura, dos mamíferos doentes. Esta doença, infectocontagiosa aguda, possui quase 100% de letalidade, havendo no Brasil o relato de apenas um caso convertido à eliminação viral e recuperação clínica.

Compartilhar