Cabelo afro: veja truques para ter fios mais bonitos

23/03/2016 15:56:10
Compartilhar

Dos cachos ao black power, alguns cuidados são essenciais para dar saúde às madeixas e deixá-las mais fortes.

Depois do boom das progressivas e alisamentos, cada vez mais cacheadas têm decidido adotar os fios ao natural. Sensíveis, os cabelos crespos e enrolados exigem cuidados específicos, até mesmo quando estão livres de qualquer química.

DAS QUÍMICAS AO NATURAL
Quando o assunto é cabelo quimicamente tratado, não existe mágica. Nenhum produto é capaz de eliminar por completo o efeito de um alisamento, por exemplo. A única solução é esperar que o fio cresça para que os resíduos sejam eliminados com a ajuda da tesoura. Cortar é o maior segredo! Para quem não quer encarar um corte radical, conhecido como “Big Chop”, que elimina toda a química de uma só vez, o ideal é esperar de quatro a cinco meses, quando a raíz já aparece crescida e naturalmente cacheada. Dentro de um ano, já é possível ter aproximadamente 12cm de fios naturais.
Para lidar com as duas texturas durante a transição, o conselho dos profissionais é recorrer a alguns penteados, como a trança, que depois de solta ainda pode proporcionar um efeito frisado poderoso, mais próximo do cacheado.

O CORTE
Depois de crescido, o ideal é procurar um expert. Os profissionais especializados em cabelos cacheados sabem como analisar a textura do fio e identificar o melhor corte. O ideal é que não seja muito reto, porque deixa o volume concentrado na base. É preciso ter camadas para que fique proporcional em todos os lados. O repicado é sempre legal, dá leveza e movimento, seja curto ou longo.

CUIDADOS DO DIA A DIA
Os fios afro são sensíveis e, normalmente, mais ressecados. Por isso, o uso de ativador de cachos e leave-in deve ser frequente. A lavagem deve ser feita apenas uma vez por semana. Mas isso não impede que os fios sejam umedecidos nos outros dias. Na hora de lavar, use o xampu apenas no couro cabeludo, já que é a parte que costuma ser mais oleosa, e deixe a espuma fazer o resto do trabalho ao escorrer pelo comprimento. Depois aplique o condicionador do meio para as pontas. Além disso, vale usar uma máscara de hidratação. Para potencializar o efeito, use opções a base de óleo e gotas de óleo concentrado para melhorar ainda mais o resultado. Deixe por meia hora e, depois de enxague, utilize um leave-in ou creme para pentear.A quantidade desses produtos depende da característica do fio. O teste é na prática. Dose sempre e repare nos resultados para ver se precisa usar mais.

PENTEANDO E SECANDO
Evite os pentes, use os dedos! Além disso, procure desembaraçá-lo ainda durante o banho. Para secar, use o secador com difusor, já que faz a secagem do cacho sem alterar a estrutura do fio. Desse jeito você insere ar entre um cacho e outro, fazendo com que se formem com mais graça. Outra opção é usar o secador apenas na raiz sem o difusor e deixar o restante secar naturalmente. Evite também passar muito a mão nos fios durante a secagem para não mudar o formato dos cachos.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/

Compartilhar