Bombas de sementes são lançadas no Parque Municipal em Nova Friburgo

30/10/2017 15:26:09
Compartilhar

Na sexta e sábado, 28 e 29 de outubro, Alex e Adriana Santos da EcoModas realizaram um experimento ecológico no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha. A ideia deles foi simplesmente colocar um recipiente contendo diversas bombas de sementes e um singelo cartaz, na entrada do Parque, para “sentirem” a adesão do público pela casa ambiental.

Tal iniciativa despertou a atenção e curiosidade de quem esteve por lá, e nestes dois dias mais de 500 bombas ecológicas foram recolhidas pelos visitantes. O local escolhido foi proposital visto que o casal da EcoModas já mantém uma outra iniciativa no referido parque, ou seja, o Projeto Ambiental Viveiro Educandário onde se produz mudas de árvores nativas da Mata Atlântica que são doadas para preservar nascentes e matas ciliares. O viveiro, que foi construído a partir do reaproveitamento de materiais e que conta com o apoio de voluntários, também serve para fomentar a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos.

As bombas de sementes são pequenas bolas de barro, composto orgânico tendo dentro delas sementes de árvores nativas, assim como Timbó, Fedegoso, Ipê, Palmito-juçara e outros. As mesmas foram produzidas por estudantes da rede pública municipal para uma ação que acontecerá em breve onde mais de 25 pilotos de parapentes saltarão do alto do Caledônia para lançarem mais de 1.000 bombas ecológicas dentro da vegetação. Está se aguardando uma condição de vento favorável para que esta ação possa acontecer, vale lembrar.

“A ideia em fazer este experimento no Parque Municipal foi a partir de um insight, pois além de ser um local que também sofreu com queimadas e necessita de novas árvores, eu e a Dri já tínhamos que ir lá no viveiro para colocar umas novas sementes para germinarem e também tínhamos as bombas ecológicas para tal finalidade. Queríamos sentir o envolvimento das pessoas pela causa ambiental, pois muito mais do que plantar árvores, queremos sensibilizar o ser humano para este contexto, e ficamos bem entusiasmados com a resposta positiva. Já estamos estudando o layout para uma nova campanha e pensando nos pontos estratégicos para distribuição das referidas bombas ecológicas” – disse Alex Santos, gestor de projetos e comunicação da EcoModas.

A EcoModas, vale lembrar, não é uma ONG e por isso não recebe recursos municipais, estaduais e tampouco federais para o desenvolvimento das ações ambientais. É uma confecção de porte familiar que produz moda com responsabilidade socioambiental e que já desenvolve este trabalho de amor pela natureza desde 2010 em Nova Friburgo. A mesma conta com o apoio de outras empresas e está sempre aberta para novas parcerias.

Em breve, uma loja virtual será construída para a comercialização dos seus produtos cuja parte das vendas será dedicada à expansão das suas ações pela preservação da natureza. “Nossos produtos estão sendo desenvolvidos com muito carinho e amor. Não estamos fazendo qualquer produto, mas sim algo com extrema qualidade, contextualizado com o universo da moda e produzido de maneira ecologicamente correta” – conclui a Dri Santos, modelista e gestora de qualidade da EcoModas.

Outras informações no site www.ecomodas.com.br

Compartilhar