x
Publicado 18/08/2016 12:38:53

Benefícios da massagem desportiva pré e pós competição

Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos.

A massagem desportiva utiliza-se de uma série de técnicas de alongamentos antes e depois de exercícios físicos que adotam o deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas. Mas a massagem é válida também para quem pratica musculação pois a demanda de esforço físico também é alta.

O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz depois de seu treino. A massagem tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações.

A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes. 

Pré competição:
A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.
É uma massagem tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.

Pós competição:
A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.
A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.
O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

Melhora a fadiga e a recuperação muscular
Reduz aderências
Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
Previne lesões
Reduz espasmos musculares
Reduz edemas e processos inflamatórios
Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Os massoterapeutas desportivos atuam em clubes de elite, academias e atualmente conquistaram seu espaço na equipe multidisciplinar do Comitê Olímpico Brasileiro, visando melhorar a recuperação e o desempenho dos atletas olímpicos para as Olimpíadas do Rio 2016.