Bactéria da salmonela poderá ser usada no combate ao câncer

19/02/2017 20:47:29
Compartilhar

Parece estranho, mas ela pode sinalizar para o corpo onde está o problema para combater a doença com mais eficácia

A notícia pode lhe soar meio estranha, mas cientistas da Coreia do Sul descobriram que a bactéria da salmonela ajuda o sistema imunológico a combater o câncer, se infiltrando nos tumores e sinalizando para as defesas do corpo quais são as células cancerosas.

O estudo, divulgado pelo site Metro, explica que a bactéria funciona como um “cavalo de Troia” para ajudar o sistema imunológico. Os primeiros testes com animais provaram ser tão bem-sucedidos que a equipe está agora buscando financiamento para ensaios clínicos. Em ratos, o câncer de intestino foi completamente curado sem qualquer efeito colateral em mais da metade dos casos

“Acreditamos que a bactéria estava modificando células tumorais, ajudando as células imunológicas a matar tumores”, disse o professor Joon Haeng Rhee, do Hospital Hwasun da Universidade Nacional de Chonnam, em Jeonnam, Coreia do Sul.

Você pode perguntar: mas e a intoxicação alimentar que a salmonela pode acarretar? Os pesquisadores conseguiram chegar a uma “versão” da bactéria que é um milhão de vezes menos potente do que a versão que causa a contaminação. Yes!

“Sabe-se há algum tempo que certos tipos de bactérias são capazes de crescer em tumores, mas não em tecidos normais, entretanto, até agora, as tentativas de usar bactérias como terapias anticâncer tiveram sucesso limitado, tanto no laboratório como na clínica”, completa o professor.

http://revistaglamour.globo.com

Compartilhar