Atraso menstrual pode ter outras causas além da gravidez

05/12/2016 10:44:16
Compartilhar

O ciclo menstrual funciona, em muitas mulheres, como o relógio, sempre regular. Por isso, quando ocorre um atraso menstrual, é comum que haja a suspeita imediata de que se trata de uma gravidez. No entanto, outros fatores podem ocasionar esse retardo na regularidade da menstruação.

Há principais situações que podem ocasionar o atraso ou ausência da menstrual. Confira abaixo quais são:

1-Imaturidade do organismo
A irregularidade da menstruação é algo muito comum nos primeiros cinco anos após a menarca. Cerca de 50% dos ciclos menstruais são anovulatórios (sem ovulação) nos primeiros dois anos após essa primeira menstruação. Isso ocorre porque o sistema reprodutor ainda se encontra em fase de amadurecimento.

2-Obesidade
A obesidade é vista como um fator, uma vez que o aumento da quantidade de gordura corporal afeta os níveis dos hormônios sexuais circulantes. Isso pode resultar em ciclos prolongados, ou até mesmo, em amenorreia (que é a ausência de fluxo menstrual).

3-Síndrome dos Ovários Policísticos
A síndrome SOP decorre da produção de hormônios masculinos em excesso, levando à menstruação desregulada, com atrasos e até ausência completa. Em casos mais graves e quando não tratado, pode predispor ao desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

4-Emagrecimento, Dieta e Exercício físico excessivo
A má alimentação, assim como dietas altamente restritivas, pode causar esse atraso. Distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, também estão relacionados a essa alteração. A súbita perda de peso pode ocasionar a queda dos níveis de hormônios esteroides sexuais, o que interfere no funcionamento regular dos ovários.

5-Estresse e ansiedade
Fatores emocionais e psicológicos também estão ligados à ausência de menstruação. Isso costuma acontecer porque, quando em excesso, problemas como o estresse e a ansiedade afetam a produção hormonal que é regulada pelo hipotálamo.

6-Amamentação
Durante o período de amamentação, é comum que a mulher fique até 6 meses sem menstruar, principalmente quando está na fase do aleitamento exclusivo. A regularidade tende a voltar à medida em que há uma redução na frequência de mamadas.

7-Uso prolongado de anticoncepcional
As doses de hormônio dos anticoncepcionais fazem com que os ovários entrem em um período de repouso. Ao suspender o uso após muito tempo, é possível que ocorra uma variação na menstruação. O ciclo ovulatório costuma se regularizar naturalmente dentro de três a seis meses.

8-Insuficiência ovariana
A causa mais comum para os ovários pararem de funcionar é a chegada da menopausa. Porém outros fatores podem desencadear uma parada precoce da função ovariana, como falência ovariana precoce e tumores ovarianos masculinizantes (androblastomas).

É necessário que a mulher fique atenta ao seu ciclo e, caso haja um atraso menstrual com frequência, deve-se consultar um ginecologista para saber se está tudo bem com a saúde e investigar as causas do atraso.

doutissima.com.br

Compartilhar