Atitudes para evitar na festa de fim de ano da empresa

07/12/2016 09:24:56
Compartilhar

Já estamos em dezembro e a festa de fim de ano da sua empresa provavelmente já está com data e local marcado. Enquanto para alguns só de pensar no evento já dá vontade de largar todo o trabalho acumulado de dezembro e ir direto para a parte da comida e bebida grátis… para outros esse momento é de verdadeiro tédio e terror.

Independentemente de como você se sinta em relação à festa da firma, fato é que você precisará comparecer e é importante tomar cuidado com as suas atitudes lá dentro. Excessos normalmente já são maus negócios, no ambiente de trabalho então, nem se fala. Por isso, confira alguns erros que você deve evitar para não passar vergonha na confraternização, não causar algum climão ou ser lembrada o ano inteiro por algum fato em especial.

1) Não entender o clima da festa
Não há uma regra geral de como você deve se comportar na confraternização do trabalho. Cada ambiente é diferente: há alguns nos quais as pessoas são mais próximas ou descontraídas e estão lá para alugar um karaokê ou dançar até o chão, e há lugares mais tradicionais, onde um pouco de formalidade não fará mal algum. Por isso, não entender qual é o estilo da sua empresa pode colocá-la em uma saia justa.

2) Beber todas
Esse é o clássico erro das festas. Se você já está acostumada a beber bastante, siga seu ritmo, mas sem exageros. Agora, se uma tacinha de vinho já a deixa rindo à toa, pode não ser a melhor ocasião para curtir à noite com shots de tequila. Ah, e nada de já chegar bêbada na festa.

3) Exagerar nas polêmicas
Cada um tem o direito a ter a sua opinião, mas fora do ambiente de trabalho as pessoas ficam muito mais suscetíveis a perderem o filtro e irem soltando tudo o que pensam sobre o mundo. É legal aproveitar o momento de descontração, mas cuidado na hora de se posicionar em assuntos polêmicos. Expresse a sua opinião e respeite opiniões contrárias às suas.

4) Lavar a roupa suja
Não escolha a confraternização de fim de ano para vir com frases como: “lembra aquele dia que você deixou o seu trabalho para eu refazer”, “estou até agora esperando o feedback sobre aquele projeto” ou “sim, você é autoritário”. Esse com certeza não é o momento para lavar a roupa suja e essa atitude só fará com que você se arrependa no dia seguinte.

5) Passar a festa inteira tirando selfies
Tirar uma foto ou outra para recordar da festa tudo bem, mas postar cada momento em tempo real pode deixar alguns colegas constrangidos e pegar mal para você. Da mesma forma, evite ficar o tempo todo mexendo no celular, pode parecer que você não se importa.

6) Não conversar com ninguém
Você pode não se dar muito bem com os seus colegas de trabalho, mas esse é um momento para vocês comemorarem e talvez se conhecerem melhor. É importante fazer um esforço para ser cordial e conversar com as pessoas.

7) Paquerar descaradamente um colega de trabalho
Relacionamento entre colegas de trabalho é um assunto que pode ser tratado com naturalidade em muitas empresas, mas há culturas empresariais que encaram a questão com uma certa ressalva. Seja discreto.

8) Puxar o saco do chefe
Ser cordial e educada com todo mundo na festa é essencial, mas puxar o saco da chefia é simplesmente feio.

9) Abrir muito a vida pessoal
Cuidado com o que você compartilha com as pessoas, talvez alguns aspectos da sua vida pessoal não precisem ser divididos com toda a sua equipe. Novamente: mantenha o filtro ativo.

10) Fazer fofoca
De forma alguma aproveite a festa para fazer fofocas sobre membros da equipe. Isso pode te dar uma má reputação entre os colegas, além de causar um grande constrangimento se alguém perceber.

Compartilhar