Aplicativos e sites para melhorar pontos fracos no inglês

10/01/2017 17:10:19
Compartilhar

Fáceis de acessar no celular, as ferramentas são boas opções para ajudar a incrementar escrita, conversação e a compreensão oral

Dominar um idioma exige o desenvolvimento de habilidades que se completam, como escrita, conversação, compreensão oral e a capacidade de acumular um rico vocabulário. No inglês, a soma de fatores não é diferente. Para quem tem dificuldade com algumas dessas competências, aplicativos e sites funcionam como uma boa opção para melhorar os pontos fracos que impedem uma melhor fluência da língua.

Práticas e acessadas facilmente pelo celular, as plataformas online disponibilizam ferramentas específicas para desenvolver cada uma das habilidades. Elas não substituem os cursos formais, mas são ótimas para completar o estudo do idioma, especialmente em horas livres, como uma viagem de ônibus e metrô ou no tempo que sobra na hora de almoço.

Veja a seguir uma seleção com bons aplicativos para quem precisa corrigir pontos fracos no inglês.

1 – Cambly
Desenvolver a conversação em inglês é o objetivo do Cambly. Para isso, os usuários podem praticar o idioma por meio de bate-papos com estrangeiros de diferentes partes do mundo. O funcionamento é bem simples. Depois de criar uma conta, você abre o aplicativo e escolhe um orientador que esteja online para conversar. Os primeiros cinco minutos de conversação são gratuitos. A partir disso, o usuário pode escolher planos que dividem em quatro tempos, 15, 30, 60 e 120 minutos.

Disponível em Android e iOS

2 – Lingualeo
Ao se inscrever neste aplicativo gratuito, o usuário faz um teste de nivelamento e também fornece informações como idade, tempo diário disponível para o estudo, assuntos de interesse e nível de conhecimento. De acordo com esses dados, o Lingualeo disponibiliza um plano de estudos com conteúdo personalizado.
Um ponto forte do aplicativo é a variedade de conteúdos de entretenimento disponíveis para estudar, com shows, vídeos, músicas e livros. Outro destaque está na possibilidade de criar um dicionário pessoal e ir acrescentando palavras novas aprendidas.

Disponível em Android, iOS, Windows Phone

3 – Duolingo
Com cara de videogame, esse aplicativo permite que o usuário estabeleça metas diárias de aprendizado, de acordo com o seu nível de conhecimento. Cada etapa de exercícios vencida leva à próxima. A ampliação de vocabulário, a compreensão oral e a escrita são os focos da ferramenta.
O app é grátis, mas o usuário pode oferecer uma contrapartida ao serviço fazendo traduções de texto, de acordo com o seu nível de aprendizado.

Disponível em Android, iOS, Windows Phone

4 – Upmind
O Upmind é indicado para quem precisa ampliar o vocabulário. Com textos, testes, jogos, cenas de filmes famosos e até GIFs, o aplicativo trabalha a memorização de palavras. As atividades respeitam o nível de aprendizado do usuário, que faz um teste ao se inscrever na ferramenta. Conforme o estudante avança, o nível dos vocábulos fica mais difícil.
Baseados em assuntos do cotidiano, os áudios disponíveis são acompanhados de transcrições, para que o usuário possa acompanhar os textos que esteja ouvindo. Um teste no final de cada podcast avalia o nível de compreensão do estudante. A ferramenta é gratuita.

Disponível em iOS

5 – LearnEnglish Elementary Podcasts
Para tirar melhor proveito desse aplicativo é preciso ter um nível de aprendizado acima do intermediário. Desenvolvido pelo British Council, um órgão governamental do Reino Unido, o LearnEnglish Elementary Podcasts é de grande ajuda para quem precisa melhorar a compreensão oral, o chamado listening em inglês.
Baseados em assuntos do cotidiano, os áudios disponíveis são acompanhados de transcrições, para que o usuário possa acompanhar em texto que está ouvindo. Um teste no final de cada podcast avalia o nível de compreensão do estudante. A ferramenta é gratuita.

Disponível em Android e iOS

6 – Cambridge English
Lançada recentemente pela Universidade de Cambridge, a plataforma gratuita britânica disponibiliza conteúdos que ajudam na fluência do idioma, com atividades focadas em leitura, escrita, escuta e pronúncia. Separados por níveis de aprendizado – básico intermediário e avançado – os exercícios são interativos e reproduzem situações do cotidiano.

O destaque é a ferramenta Write & Improve. Com ela, o aluno pode escolher um tópico, escrever sobre ele, e mandar o texto para a plataforma. Em 24 horas, ele recebe um retorno do sistema, que aponta os pontos que podem ser melhorados na gramática e vocabulário.

Disponível no site Cambridge English

Compartilhar