Animais de estimação sofrem com os fogos; previna-se

31/12/2014 13:33:14
Compartilhar

Os cães, gatos e outros animais de estimação morrem de medo dos fogos de artifício, seja em fim de ano ou jogos de futebol. Para casos em que o animal ficará sozinho, a dica é deixar dentro de casa, onde ele se sinta seguro e, se possível, forrar as janelas com uma cortina ou tecido mais grosso para tentar diminuir o barulho. Em relação aos animais que vivem em conjunto, é importante evitar a aglomeração e separar os bichos para evitar briga.

Se vai passar a virada do ano com o animal, e o animal tem medo de chuva, por exemplo, significa que ele tem pré-disposição a se stressar, de acordo com os veterinários. Leve-o para dentro de casa, aumente o som da TV para ele ir se acostumando com barulhos altos, ou segure o animal no colo durante os fogos.

O uso de algodão nos ouvidos nos animais de estimação na hora dos fogos também pode ser um bom paliativo.

Estudos apontam que animais que fogem em dias normais, podem ser encontrados num raio de 5 quilômetros da residência. Mas, em dias de queima de fogos, podem ser encontrados num raio de até 15 quilômetros. É interessante que as pessoas usem plaquinhas de identificação nessa época. Caso alguém achar o animal, fica mais fácil entrar em contato.

Compartilhar